Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2014

O Homem

O Homem Natural - O Velho Homem

Desde o principio o Deus Altíssimo e Todo Poderoso pensou e trabalhou para salvação do homem. O Senhor Deus não teve surpresa com a queda do homem, pois os seus pensamentos e propósitos não podem ser impedidos. (Jó 42)
Flor de Mostarda.

No princípio da criação Deus O Senhor criou pela sua Palavra os céu e a terra e do barro formou o homem à sua imagem e conforme a sua semelhança.

O homem, porém, deixou de ouvir do Senhor seu Deus e começou uma conversa com o diabo o que resultou em sua queda e expulsão do Paraíso.

Não se sabe quanto tempo o homem permaneceu no Paraíso antes de sua queda e expulsão. Certo é que quando falamos em Adão (Primeiro Adão) nos referimos a toda a humanidade nele. Com sua queda, a queda do homem (ele e sua mulher eram um só, ou dois numa só carne), a humanidade, filhos e filhas que foram gerados antes da queda e todos foram expulsos do Paraíso.

Pela desobediência de um homem (Primeiro Adão) a morte entrou e atingiu a todos. Toda a humanidade em Adão está sentenciada à morte, tanto à primeira morte (morte física) como sentenciada à segunda morte que é a morte eterna.

Assim sendo o homem natural está naturalmente separado de Deus e da vida eterna. Sua vida se resume a poucos e sofridos dias. Sua vida é como a erva dos telhados. É como um vapor que logo desaparece. (Salmos 90)

O Homem Espiritual - Novo Homem ou Nova Criatura

Assim como no princípio da criação O Senhor Deus formou o homem do barro, dizendo façamos o homem à nossa imagem à nossa semelhança”, agora na restauração o próprio Deus Todo Poderoso “o Verbo Criador se fez carne e habitou entre nós”.

É Jesus Cristo o Verbo de Deus que faz nova todas as coisas e reconcilia todas as coisas: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” Colossenses 1:20. “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.”  Apocalipse 21:5

E assim pela obediência de um só homem (Segundo Adão) muitos foram feito justos. E os que creem em Jesus Cristo “não verão a morte e não receberão o dano da segunda morte”, pois Jesus Cristo o Senhor e Cordeiro é a Vida e é também a ressurreição.

 João fala do Verbo Criador que estava com Deus e era Deus; O Verbo que se fez carne e habitou entre nós; E disse ainda a respeito de Jesus Cristo o Cordeiro e Verbo de Deus “Nele estava a vida e a Vida era a luz dos homens”. E ainda mais em sua carta “as nossas mãos tocaram na Palavra da Vida”.

1 Coríntios 15:35-58
“Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.  E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. 

Nenhum comentário: