Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Evil-Merodaque rei de Babilônia

"Levanta-te, Senhor; não prevaleça o homem; sejam julgados os gentios diante da tua face. Põe-os em medo, Senhor, para que saibam as nações que são formadas por meros homens. (Selá)"Salmos 9:19,20.

 

Quem é Evil-Merodaque?

Evil-Merodaque, trata-se de um rei de babilônia que aparece "agindo com bondade e benevolência, com Jeoiaquim, rei de Judá", conforme lemos no final do Livro do Profeta Jeremias capítulo 52.

Nome muito estranho o desse rei de Babilônia.

E muito mais estranha ainda, é a sua ação em relação a Jeoiaquim, um rei que foi rejeitado pelo Senhor Deus Todo Poderoso e Deus de Israel. Sua ação até se justifica pelo fato de ser ele o rei de Babilônia.


Segundo as Escrituras Sagradas um dos últimos atos de Jeoiaquim como rei de Judá, foi que depois de ouvir a leitura de três ou quatro folhas do Rolo escrito por Jeremias, publicamente cortou o Rolo a canivete e lançou os pedaços no braseiro de sua casa de inverno. (Lendo rápido vi casa do inferno, mas tudo bem!).

Não se pode descartar a importância dos fatos relacionados a Jeoiaquim, rei de Judá, nas Escrituras Sagradas.

Jeoiaquim é um dos reis mais citados na Bíblia. Jeoiaquim aparece no primeiro capítulo do livro de Jeremias, de Ezequiel e de Daniel. Quase todo o livro de Jeremias faz menção de Jeoiaquim.

Quanto a Evil-Merodaque, seu nome no inglês, já começa indicando sua natureza do mal. O restante de seu nome "Mero daqui – Mero homem", indica um simples mortal, que não é do Céu.

Mesmo agindo aparentemente com bondade e benevolência, sua natureza é estranha e indica para o mal.

Evil-Merodaque, Indica um simples mortal, "Mero daqui", revestido do mal. (um que não é do Céu) e por isso combate contra os propósitos d’Aquele que veio do Céu e é do Céu, Jesus Cristo o Cordeiro e Filho Único e Bendito do Pai Celestial e Deus de Israel.

Leia a Bíblia:

Jeremias 52:31-34“Sucedeu, pois, no ano trigésimo sétimo do cativeiro de Jeoiaquim, rei de Judá, no duodécimo mês, aos vinte e cinco dias do mês, que Evil-Merodaque, rei de babilônia, no primeiro ano do seu reinado, levantou a cabeça de Jeoiaquim, rei de Judá, e tirou-o do cárcere; E falou com ele benignamente, e pôs o seu trono acima dos tronos dos reis que estavam com ele em babilônia; E lhe fez mudar as vestes da sua prisão; e passou a comer pão sempre na presença do rei, todos os dias da sua vida. E, quanto à sua alimentação, foi-lhe dada refeição contínua do rei de babilônia, porção cotidiana, no seu dia, até o dia da sua morte, todos os dias da sua vida.”

Jeremias 36:21-26 - “Então enviou o rei a Jeudi, para que tomasse o rolo; e Jeudi tomou-o da câmara de Elisama, o escriba, e leu-o aos ouvidos do rei e aos ouvidos de todos os príncipes que estavam em torno do rei. Ora, o rei estava assentado na casa de inverno, pelo nono mês; e diante dele estava um braseiro aceso. E sucedeu que, tendo Jeudi lido três ou quatro folhas, cortou-as com um canivete de escrivão, e lançou-as no fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro. E não temeram, nem rasgaram as suas vestes, nem o rei, nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras. E, posto que Elnatã, e Delaías, e Gemarias tivessem rogado ao rei que não queimasse o rolo, ele não lhes deu ouvidos. Antes deu ordem o rei a Jerameel, filho de Hamaleque, e a Seraías, filho de Azriel, e a Selemias, filho de Abdeel, que prendessem a Baruque, o escrivão, e a Jeremias, o profeta; mas o Senhor os escondera.”

Também, Evil-Merodaque, aparece acompanhado de Joaquim, no livro de 2 Reis 25:27-30“Depois disto sucedeu que, no ano trinta e sete do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no mês duodécimo, aos vinte e sete do mês, Evil-Merodaque, rei de babilônia, no ano em que reinou, levantou a cabeça de Joaquim, rei de Judá, tirando-o da casa da prisão. E lhe falou benignamente; e pôs o seu trono acima do trono dos reis que estavam com ele em babilônia. E lhe mudou as roupas de prisão, e de contínuo comeu pão na sua presença todos os dias da sua vida. E, quanto à sua subsistência, pelo rei lhe foi dada subsistência contínua, a porção de cada dia no seu dia, todos os dias da sua vida.”