Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Paralitico do Tanque Betesda - Conjectura.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30


Conjecturando - João 5:1-9


Há quanto tempo aquele homem de trinta e oito anos estava junto ao Tanque Betesda? Como ele chegou ali? Teria ele ido sozinho se arrastando ou teria sido levado por familiares, amigos ou empregado? Quantos estariam ali em condições semelhantes à dele?


Tanque Betesda hoje.


Diante da sua informação de que ele não tinha ninguém para ajudá-lo para colocá-lo no tanque quando a água fosse agitada, entendemos que ele não tinha dinheiro, não tinha amigos verdadeiros e nem família que cuidasse dele.

O Tanque Betesda tinha cinco alpendres e todos esses ficavam cheios de enfermos. E como a chegada do "anjo do movimento" era imprevisível, certamente havia ali um comercio estabelecido. Alguns já estavam lucrando muito naquele lugar em razão do sofrimento de tantos. Para permanecer ali; Para entrar na água e receber a tal cura precisava de ter dinheiro. Quem não pudesse pagar por sua permanência ali estaria em situação difícil e nunca seria curado. Em razão do lucro dos empresários dali, certamente havia uma grande propaganda do local, tipo assim "Venha receber sua cura! O anjo vai movimentar a água do tanque a qualquer momento. Betesda está em festa. Não perca!".

(Qualquer semelhança com os dias atuais é porque a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e infalível).

Imagina agora uma notícia, as portas do arrebatamento: "O Tanque Betesda vai fechar, porque Jesus está voltando para buscar os seus sem dinheiro e sem preço (pobres, aleijados, mancos, cegos; bons e maus - Lucas 14/ Mateus 22). Vai acabar o lucro, estaremos arruinados com a volta de Jesus!)

A Benção Gratuita

Jesus, O Cristo e Filho Bendito de Deus chega no Tanque Betesta para buscar aquele pobre e cansado homem. Passa por todos e chaga-se àquele homem. Conversa com ele, compadece-se de sua atrofia física e mental e lhe dá uma ordem (Uma boa Palavra): "Levanta-te, toma o teu leito, e anda." E logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

João 5:1-9
"Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado".

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

A Volta do Senhor

A volta do Senhor Jesus Cristo será de repente e muitos estarão despercebidos.
Quem e quais estarão despercebidos? Aqueles que mesmo sabendo da volta do Senhor, não vigiaram e foram envolvidos com os negócios desta vida. 
Ouviram a voz do Senhor, mas deram crédito. Viveram por conta própria, foram egocêntricos, ególatras e egoístas e nunca deram crédito à Palavra de Deus, e, não se deram conta de que o Senhor estava falando sério.
Assim será na vinda do Senhor Jesus Cristo, "comiam, bebiam, casavam e davam em casamento...”.
"Ora vem Senhor Jesus"! 
"E à meia noite ouviu-se o grito: Eis o Noivo...”.