Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Divorciados-recasados-membros de igreja?" Parte 1

Esclarecendo

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." Mateus 19:9



No versículo em questão vemos de maneira clara e definida pelo Senhor numa ocasião em que Ele era tentado pelos fariseus que queriam pega-lo em alguma palavra para o acusarem. Situação muito diferente de quando Ele tratou diretamente com uma sofrida vítima de desajuste na vida conjugal, a mulher samaritana, que já estava com o seu sexto marido e não foi rejeitada pelo Senhor em razão de sua situação. Antes, Ele foi ao poço de Jacob, ao meio dia especificamente para encontrá-la. Não vemos Ele recriminá-la e/ou mandar que ela deixasse o seu sexto marido para segui-lo. O que Ele falou foi claro e definido "vai e chama o teu marido".
Faz-se necessário refletir sobre o assunto se estamos em condições de ir pregar/ ser testemunha em Samaria. O que é que iríamos levar para as samaritanas juízo, ou misericórdia e graça salvadora?
Lembremos que o versículo mais lindo sobre o casamento e o leito sem mácula e que o coloca como digno de honra, nos deixa claro que quanto aos adúlteros e aos que se prostituem é Deus quem vai julgá-los. Eu não sou Deus, você não é Deus, a igreja do Senhor não é Deus... Hebreus 13:4


Voltemos ao versículo em questão:
Está claro, como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, (Prov. 4:18), que o Senhor Deus/Jesus que naquele momento está enfrentando os fariseus, num mundo e tempo em que o homem repudiava a mulher somente pelo fato de ela ter o pé ou nariz torto e que queriam dEle uma aprovação aquilo, mas que ao mesmo iam usar a lei de Moisés contra Ele. O Mestre amado com sabedoria, fala sobre a carta de divórcio dada por Moisés "por causa da dureza dos vossos corações". E ali o Senhor deixa claro o que podíamos ler assim: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.". Assim o Senhor respondeu aos fariseus e acrescentou deixando claro que: Aquele que repudiar sua mulher sua mulher em razão de prostituição e casar com outra, NÃO COMETE ADULTÉRIO.


Paulo é mais veemente e diz que se o cônjuge ímpio, consente em viver em paz, tudo bem, mas se ele começar a impedir a obra do Senhor, começar a encher o saco, SEPARE-SE, DEIXE-O, POIS DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA A CONFUSÃO MAS PARA A A PAZ.


Outras observações sobre o assunto:
Olhem os versículos e observem o costume da época. Recomenda-se (Convém) que o bispo, os diáconos sejam maridos de uma só mulher. Para a época era uma recomendação, um bom conselho, mas não uma obrigação, pois se o fosse o texto teria que ser: "É necessário que o bispo, diácono, seja marido de uma só mulher..."

Pergunto e os outros membros da igreja que não eram bispos ou diáconos, ou será que naquele tempo só havia bispos e diáconos?
O bom e sábio conselho permanece para a igreja de hoje, quando os costumes mudaram onde a sociedade (brasileira) já tem definido a monogamia e agora também a pederastia e outras desgraças. Só falta legalizar a pedofilia e zoofilia, pois até a necrofilia, já está legalizada, com o amparo da Lei da Não Discriminação Religiosa, e sabemos que a necrofilia (sexo com defunto) é praticado nos cultos afros, "cultura", reconhecida pelo Ministério da Cultura.


Pregar em Samaria não é fácil, primeiro tem que ficar em Jerusalém até que... aprendamos com Ele ( primeiro missionário em Samaria).


"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1ª Timóteo 3:2


"Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas." 1ª Timóteo 3:12


"Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes." Tito 1:6


No amor de Jesus Cristo para salvação eterna.


Elias