Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2007

SALVAÇÃO PELA GRAÇA - 1ª Parte

O Livro de Deus
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" João 1:1 a 3 .... 
E ELE QUIS SALVAR. E o querer de Deus é vontade soberana. E o querer do homem (ego) é uma desgraça.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14.

"No dia seguinte, João viu Jesus que vinha para ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29

MEDITAÇÕES EM JOÃO 1:

João, o discípulo amado inicia seu livro com uma visão de caráter puramente espiritual. Ele nem sequer faz menção da chegada Salvador, sob a ótica humana como fizeram os autores Mateus, Marcos e Lucas. João se prende (ou é preso pelo Espírito Santo), no Verbo de Deus.
O inicio de seu livro até lembra e se assemelha à revelação dada por Deus a Moisés sobre o Gênesis.
"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz, e houve luz." Gêneses 1:1-2.
Se tivermos o cuidado ao lermos os capítulos 1 de Gêneses e de João, vamos ver o Espírito Santo agindo em Moisés e em João e apontando para o principio, para a Luz.
Ambos falam do princípio, de Deus, do Verbo e Palavra, das trevas, da Luz.

A Salvação / Jesus no Princípio:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus...
E ELE QUIS SALVAR.
Jesus é o Cordeiro que foi oferecido antes da fundação do mundo. Já antes de tudo a Salvação do homem já estava no pensamento e coração de Deus.
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" Efésios 1:4.

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;" 1ª Pedro 1:18-21.

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13.

"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 5:58.

O Grande e Eterno EU SOU- 

"E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós." Gênesis 13:14.

"Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?" Isaías 51:12.

"Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: SOU EU. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: SOU EU, recuaram, e caíram por terra. Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. Jesus respondeu: JÁ VOS DISSE QUE sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;" João 18:4-8.

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?" Mateus 16:15.


VELHO TESTAMENTO - A GRAÇA NA LEI - 


Adão e Eva e o Intruso Satanás:
Quem desobedeceu e pecou?
Para o diabo: A sentença de caráter irrevogável, sem direito a apelação.
"Da semente da mulher nascerá um..."
Para a terra: ela estaria debaixo de maldição.
"maldita é a terra..."
Para o homem (sentido genérico): A Misericórdia (expulso do paraíso) e a Graça (Redenção), pois o Rio da Vida (Jesus o Cristo e Cordeiro) o acompanharia pela terra que fora amaldiçoada.


Mais tarde Ele Jesus Cristo, a Rocha, a Verdade (Deuteronômio 32:4) se manifesta literalmente na aceitação de Abel e sua oferta;

Na salvação de Noé;
No chamado de Abrão;
Nos Carvalhais de Manre;
Na provisão do Cordeiro do Moriá;
No casamento de Isaque, onde Eliezer tipifica perfeitamente o Espírito Santo na busca da noiva e esposa escolhida (a igreja já estava lá no pensamento de Deus);
Na Pedra sob a cabeça de Jacó;
Na pedra que seguia Israel no deserto e vertia água de graça para o povo.

Lembremos que Moisés, desagradou a Deus quando deixou de ouvi-lo; Quando julgou o povo ali e por isso não entrou em Canaã.
E ESTA ÁGUA e ESPÍRITO É DE GRAÇA, para quem tiver sede e quiser. (João 7:37-39).

Abraão:

Primeiramente a eleição de Abrão, que depois passou a ser Abraão foi pela fé, foi pela graça Jesus, sem as obras da lei, antes da circuncisão e antes da lei que foi dada quatrocentos e trinta anos anos mais tarde, por Moisés.
"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." Romanos 4:3-5.
"Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão." Gálatas 3:18.

Judá:

Cometeu involuntariamente um incesto deitando-se com sua nora, com quem teve filhos gêmeos, e está na genealogia de Jesus Cristo, certamente não pela lei mas pela graça.
Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá. Um dos filhos gerado ali, entra na genealogia do Salvador Jesus Cristo. Mateus 1:3.

Moisés:

O maior da lei e primeiro libertador, casa-se com uma mulher não Israelita, foi criticado e reprovado, mas ai dos que o reprovaram. Vemos ali a Graça Jesus Cristo o Maravilhoso, alcançando aquela mulher através de Moisés.

"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita." Números 12:1.

Raabe de Jerico:

Prostituta e cafetina que tinha sua casa na muralha de Jerico, foi justificada pela Graça, pela esperança de Israel, por meio da fé. Casa-se com Salmom e entra para a genealogia de Jesus Cristo.
Observando a cadeia genealógica de Jesus, temos que admitir que Ele é descendente filho de Raabe. Mateus 1:5.
"E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" Mateus 1:5.

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." Hebreus 11:31.

Rute a Moabita:

Alcançada pela Graça; Casa-se com Boaz e entra na genealogia de Jesus Cristo.

Davi e Batseba e Salomão:

Considerando-se o pecado do Rei Davi (preguiça, adultério e homicídio planejado e com requinte de crueldade) em relação à falha (pecado) do Rei Saul, que pelo seu feito mostrou-se um homem de iniciativa que agiu rápido e ofereceu seu culto a Deus da sua maneira, mas não obedeceu e não esperou na palavra de Samuel, homem de Deus.
Se considerássemos esses fatos sob a ótica dos direitos humanos, qualquer juízo humano condenaria Davi, e absolveria Saul.
Mas não foi assim que o Senhor fez.

Antes Ele rejeitou a Saul pela sua rebelião contra a sua palavra e usou de misericórdia e graça para com Davi que já estava condenado à morte pela lei.
E Davi foi chamado de "o homem segundo o coração de Deus".

Davi conheceu Betsaba e ela lhe deu Salomão "e Deus amou a Salomão". Mateus 1:6.

... e o Saul?

Rebelião = feitiçaria e pitonisa = consulta aos mortos = suicídio = inferno.

E mais:
Ele, o Grande EU SOU, o Maravilhoso, esteve com Josué ao pé de Jerico e com o Pai de Sanção...

"Filipe... não me tendes conhecido... eu estou a tanto tempo convosco..."
No amor de Jesus para a Salvação Eterna.

Elias
Continua.