Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Filhos ou Criaturas de Deus?

Pela Criação- Somos criatura e não filhos.

O Homem natural é criatura e não filho de Deus portanto o ensino de que todos são filhos de Deus e um ensino e crença anti-bíblica. 
Pela criação da ordem de Adão e Eva, conforme está escrito em Efésios, éramos (os que creem em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador) por natureza filhos da ira e filhos da desobediência. (Efésios 2:3; 5:6; Colossenses 3:6)

O necessário Novo Nascimento da Água e do Espírito. João 3.

O homem natural ...
"Seca-se a erva..."
"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." 1 Pedro 1:23-25.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus e com toda certeza não para morrer, até que participou da mistura do bem e do mal, e deixou claro que sua tendência, mesmo conhecendo o bem, é praticar o mal. (Miserável homem que sou quem me livrará do corpo desta morte? O bem que eu quero fazer eu não faço, mas o mal que eu não quero esse eu faço!... Paulo aos Romanos). 
Para se configurar a filiação divina tem que ter o DNA do Sangue daquele que Naquele Dia fará, pelo seu poder, cessar a vida do sangue e dará a vida na plenitude do Espírito.
Assim sendo, de criatura abençoada feita pelas mãos do Senhor Deus Todo Poderoso, passou o homem a ser filho da ira, perdendo a imagem e semelhança de Deus e adquirindo a imagem e semelhança do diabo.
Somos gerados no sangue (linhagem) do Cordeiro e adotados dali para a linhagem que vai povoar o Céu. Ele comprou para Deus homens de todas as tribos, nações e línguas... "Eis que eu faço novas todas às coisas...”

Os chamados filhos de Deus na Velha Dispensação.

Todos os patriarcas e profetas e fieis da velha dispensação foram justificados pela fé naquele que viria, veio e voltará em breve.

O primeiro homem é da terra. 1 Coríntios 15. 
... e cai a sua flor...
Os chamados filhos na velha dispensação eram filhos da promessa. Olhe o exemplo no que Deus disse a Abraão sobre dois homens da ordem de Adão: "E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho." Gênesis 21:10. Vai brigar com Deus em razão de sua eleição? Melhor não.

Em Lucas 3:38, encontramos a citação “...e Adão (filho) de Deus.."
Na expressão de Lucas ao apresentar a genealogia do Filho Jesus o Cristo; Diferente de Mateus (Mateus 1) que começou em Abraão (o que tinha a Promessa da justiça pela fé) até chegar em Jesus o Filho; Lucas começa em Jesus o Filho Unigênito até chegar em Adão. “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,... E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.” Lucas 3:23-38.

Temos que considerar aqui a profundidade do sentimento e expressão de Lucas naquele momento, que não podia parar sua ideia e expressão em Adão, mas ao chegar no Fim - Princípio, teve que transpor uma barreira do natural para o Espiritual e reportar ao próprio Deus, o Eterno e o que eterniza em Jesus Cristo o Verbo Criador, que se fez carne e é o Pai da Eternidade. "E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão...  ...de Deus." Aleluia.
Na Origem, no Princípio, no Logus, no Verbo, nEle; Adão comendo dEle da Arvore da Vida e não comendo da “mistura do bem e do mal”, podia sim, ser chamado de filho na Arvore da Vida, filho de Deus.

Na velha dispensação apenas nos casos abaixo há referência a filhos de Deus: Em Isaque e Israel, filhos de Abraão e filhos da Promessa e no Livro de Salmos sobre a própria Promessa: "Tu es meu Filho, hoje te gerei". (Carta aos Hebreus).
A Palavra de Deus permanece...
No Novo Testamento os filhos da promessa, os filhos de Israel, não O receberam: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1:11-12.

A União na Separação, um  problema para as religiões da terra.

Vejamos as responsabilidades advindas aos filhos de Israel que pela promessa eram tidos como filhos de Deus. "FILHOS sois do Senhor vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo." Deuteronômio 14:1-2.

"QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;... Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais..." Deuteronômio 13.

Finalmente o homem de alma vivente e criatura natural, pela graça e por meio da fé passa à condição de filhos vivificados pelo Espirito Vivificante de Jesus o Verbo, o Amado. Efésios 1:6.
Ao tratar do assunto com o religioso Nicodemos, O Filho Amado e Bendito Jesus Cristo disse àquele: “Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” João 3:12.

"Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.  E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;  E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados." Hebreus 2:12-18. Aleluia.