Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de junho de 2017

O "Arrependei-vos", da Bíblia.

 "Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus". Mateus 3.

 Acho interessante nessa palavra que tem sido olvidada por muitos são os fatos que aconteceram ali junto ao Rio Jordão, onde se encontrava aquele que segundo as Escrituras é o maior dos nascidos de mulher, portanto maior que Abraão, maior que Davi, maior que Moisés, maior que Josué e maior que todos os profetas que profetizaram até sua chegada. Ele é o que veio na virtude e poder de Elias, o profeta de Israel.
O Profeta Elias, misteriosamente, trata-se de um judeu cuja genealogia terrena não é apresentada se assemelhando a Melquizedeque o tipo de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
João o Batista, não vamos falar muito sobre ele e suas características, suas vestes, sua comida, sua maneira de agir, pois ele "não era como uma cana agitada pelo vento, não era alguém muito bem vestido, não era um profeta, mas muito mais do que profeta. Ele João o Batista, o precursor a Voz do que clama no deserto, concitando a todos a preparar o caminho do Senhor, com a mensagem "Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus".

O que estamos entendendo sobre arrependimento? Vejamos os fatos apresentados em Mateus 3.

O arrependimento:

A ele João o Batista iam Jerusalém  e toda a Judeia e toda a província adjacente ao Jordão e eram por ele batizados no Rio Jordão, confessando os seus pecados.
A tipo da Obra do Espírito.
Aqui urge uma pergunta curiosa e intrigante. Quem eram esses que vinham a ele e eram batizados? A resposta é com certeza tratava-se de pecadores de entre o povo, transgressores da Lei de Moisés e, por conseguinte alijados pela religião pró-forma e de regras exteriores.
Estes confessando os seus pecados com muita alegria eram por ele batizados no Rio Jordão.
Está escrito: "O reino de Deus não vem com visível aparência.”
Lembro-me aqui dos que se juntaram a Davi na Caverna de Adulão conforme lemos em 1 Samuel 22:1-2 - “ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.” Com certeza aqueles eram transgressores da lei de Moisés e Davi se fez capitão deles.
Vimos então um relacionamento maravilhoso entre João o Batista e os pecadores do povo que vinham para serem batizados e com certeza havia muita alegria no Céu por aqueles.

A Presunção:

Agora vejamos a chegada dos religiosos aos quais João Batista lhes diz na cara: “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;”
Eles que não eram pecadores dentre o povo, foram imediatamente identificados por João o Batista, como presunçosos e taxados de raça de víboras. A palavra foi muito dura, especialmente para aqueles que se julgavam justos e perfeitos no seu ego, para aqueles que diziam de si mesmos “temos por Pai a Abraão, nós somos discípulos de Moisés”.
 Foi em razão da couraça e da resistência da religião de regras exteriores dos quais e da qual Paulo fala, Gálatas 4:10 - “Guardais dias, meses e anos, receio de vós...”; E também Gálatas 5:4 - “Separados estais de Cristo todos os que vos justificais pela lei, da graça tendes caído.” ; O Senhor empregou várias vezes a expressão “raça de víboras” ( Mateus 12 e Mateus 23) e ainda os chamou de “filhos do diabo e disse que eles não eram de Deus”. João 8: 44 e 47.

O “arrependei-vos” no Pensamento de Deus:

O que estamos entendendo sobre arrependimento? Arrependimento de que?
Pelo texto apresentado e os acontecimentos ali descritos, chegamos ao entendimento que o arrependimento procurado pelo Senhor da Glória e da Vida Eterna e abundante é o arrependimento das obras mortas, que funestamente levam o homem natural a se julgar justificado diante de Deus pelo que fez ou pelo que deixou de fazer.
Guardaram dias, meses e anos; Tiveram casamentos perfeitos e felizes e não suportavam e nem aceitavam um separado, divorciado e arrebentado pela sociedade corrupta; na sua encouraçada comunidade religiosa; Não entraram pela porta da Graça e não deixaram os cansados e sobrecarregados entrarem. Eram muito bons cidadãos da terra e para a terra, mas nunca experimentaram a bendita dádiva e maravilhosa graça de Deus revelada em Cristo Jesus o Senhor. Nunca experimentaram o novo Nascimento que é da Água e do Espírito.
Não conseguiram ver a Graça e a Misericórdia em plena ação no Tempo da Lei (VT) e ainda insistiram e insistem em trazer a Lei para o Tempo da Graça (NT). Lamentavelmente estão separados de Cristo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e por isso ouvirão explicitamente por parte dEle, dAquele que era, que é e que há de vir, o Todo Poderoso: “nunca vos conheci”.
O Senhor disse de um chefe de publicanos: “hoje veio salvação a está casa, pois também esse é filho de Abraão”.