Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

OVELHAS AMEAÇADAS

Os perigos são muitos, inclusive dentro do aprisco.
O rebanho do Senhor nem sempre se encontra nos pastos verdejantes ou nas águas tranquilas (Salmos 23:2). O vale da sombra da morte também faz parte do caminho (Salmos 23:4). Para as ovelhas, frágeis como são, o ambiente é quase sempre desafiador. Até no meio do rebanho podem ocorrer situações de risco e conflito. As ovelhas mais gordas representam incômodo para as magras e fracas (Ez 34:20). “Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra” (Ezequiel 34:20) ACF.
O bode incomoda muito com sua hostilidade. Além disso, existe o assédio faminto de lobos, ursos e leões. Como se tudo isso não bastasse, as ovelhas são prejudicadas também pelos mercenários, os falsos pastores (João 10:12).
“Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas” (João 10:12) ACF.
. Podemos comparar as ovelhas gordas citadas por Ezequiel àqueles irmãos que só pensam em si. Querem todos os benefícios e oportunidades, não se importando com os crentes mais fracos, carentes ou novos na fé.
“Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos” (Romanos 15:1) ACF.

BODES, OS FALSOS IRMÃOS
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas” (Mateus 25:31-32) ACF.
. Bodes e ovelhas encontram-se juntos muitas vezes, mas não pertencem à mesma família. Dependendo da ocasião, frequentam os mesmos lugares, principalmente os pastos e apriscos. Chegam a fazer parte dos mesmos rebanhos e parecem seguir o mesmo pastor.
Existem entre eles muitas semelhanças: o porte, a pele, alguns hábitos, inclusive alimentares. Tal similaridade pode sugerir a existência de parentesco, o que não é verdade. Apesar das semelhanças, ovelhas e bodes são espécies distintas, têm naturezas diferentes, e simbolizam dois tipos de pessoas (Mateus 25:32). Ovelhas, carneiros e cordeiros são uma espécie. Cabras, bodes e cabritos são outra. O verdadeiro cristão (ovelha) tem a natureza de Cristo (cordeiro).
. O comportamento de bodes e ovelhas é semelhante em condições tranquilas, mas na hora da dificuldade as diferenças aparecem. As reações são muito diferentes. No meio da provação é que o caráter de cada um se manifesta de modo mais evidente. A ovelha é dócil, submissa, sociável, e produz lã. O bode é rebelde, independente, agressivo, fedorento e dá chifradas. Não é por acaso que, em muitos contextos, o bode simboliza Satanás.
A profecia de Daniel a respeito do Império Grego nos ensina sobre a natureza do bode: um animal furioso, que ataca o carneiro, lança-o por terra e pisa sobre ele cf. (Daniel 8:5-8). O texto de Mateus 25:32-46 nos ensina que uma das características do bode é a falta de amor. Ele não toma iniciativas a favor do seu próximo. Não é responsabilidade da ovelha retirar o bode do meio do rebanho, mas ela pode identificá-lo para se proteger. Nem todos os que estão dentro da igreja são filhos de Deus. Como Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21) ACF.
O apóstolo Paulo também identificou esse tipo de pessoa e alertou a igreja a este respeito (2ª Corintios 11:26; Gálatas 2:4).
. “Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos” (2ª Corintios 11:26) ACF.
. “E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão” (Gálatas 2:4) ACF.
Tal advertência é especialmente útil para os servos e servas de Deus que buscam um relacionamento. Devem tomar cuidado com aqueles que, dizendo-se irmãos, querem induzi-los ao pecado.
“Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais” (1ª Coríntios 5:11) ACF.
Jesus disse que bodes e ovelhas serão separados no dia do juízo (Mateus 25:32). Ovelhas entrarão no repouso, mas os bodes irão para o tormento eterno.

MERCENÁRIOS, OS FALSOS PASTORES
Além dos bodes, lobos, ursos e leões, o mercenário ou falso pastor é grave ameaça contra a ovelha. Como ela poderá se defender dele? Este costuma ser o seu maior risco, pois nele deposita sua confiança e amor. Quantas vezes já foram dito que o Diabo veio matar, roubar e destruir? A afirmação é derivada do texto de João 10:10. Entretanto, o versículo diz que o "ladrão" faz essas coisas. Tudo bem que se aplique, por princípio, ao Diabo, mas Jesus estava se referindo aos líderes ladrões, conforme se compreende pelos versos 1 e 8.
Ele estava falando aos fariseus, citados um pouco antes, em João 9:40. E hoje, quantos líderes ladrões existem? Muitos.    E estão matando, roubando e destruindo as ovelhas de Cristo. Muitos são aqueles que usam a bíblia e pregam o evangelho, mas com o único propósito de se enriquecerem com o nome de Jesus. Um líder mau e negligente expõe o rebanho a todos os perigos mencionados. Ele mesmo pode ser o maior de todos os predadores. Isto ocorre quando o seu interesse é apenas pessoal, buscando explorar a ovelha de todas as formas possíveis. Não satisfeito com o leite e a lã, chega a matá-la para devorar sua carne cf. (Ezequiel 34 e Jeremias 23). É o caso daqueles que exigem todo sacrifício da ovelha e nem querem saber se ela terá, no dia seguinte, uma casa para morar. Proteja-se dos maus obreiros e reconheça os verdadeiros pastores, fiéis, dedicados, que colocam o bem-estar das ovelhas acima dos seus interesses pessoais, que estão prontos para servir às ovelhas e não explorá-las.

“Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória” (1ª Pedro 5:1-4) ACF.

Pr. Anísio Renato de Andrade

Texto usado com autorização de 
"Israel Reis" israelzaca@terra.com.br

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"Meu reino não é deste mundo"

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medula, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12

"MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO" João 18:36.
Despertou-me o senhor, para meditar e escrever sobre tal assunto em face de sua aplicação literal e real para os dias em que estamos vivendo. É notório que no campo da religião e igrejas, tem havido uma busca por grandeza e aparência com as suas Catedrais católicas e evangélicas, Templos Maiores, Cidades Santas até se julgando ser a substituta de Jerusalém a capital de Israel e cidade do Grande Rei.
Voluntária ou involuntariamente os líderes religiosos não tem se despertado para o perigo de estarem agindo da mesma maneira que os contemporâneos do Senhor Jesus, que esperavam um reino terreno e de aparência e grandeza exterior, tanto no material como na falsa piedade e religiosidade.
Foram duramente repreendidos pelo Senhor e até chamados de hipócritas e de sepulcros caiados. E ali o Senhor deixou claro que o reino de Deus está dentro daquele, e/ou entre aqueles que crerem nEle. Lucas 17:20-21.
Por causa de seu reino, Jesus foi abandonado por muitos e até trocado por trinta moedas de prata, no momento que Ele deixou claro que o seu reino não era e nem é desse mundo.

Uma visão Espiritual do Reino de Deus.
Graças a Deus que enquanto os Judas o abandonaram, os miseráveis pecadores na semelhança do conhecido "bom ladrão", com uma visão espiritual, viram nEle moribundo lá no calvário o Rei da Glória e apelou para Ele e foi salvo instantaneamente, pela sua maravilhosa graça. Aleluia.
Certa ocasião o mestre teve que sair rapidamente de um lugar pois queriam fazê-lo rei, por haver multiplicado pães. Imaginem. Um rei que tivesse o poder para multiplicação de alimentos e fazer outros sinais e maravilhas? Logo depois o Senhor diz: "Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou." João 6:26-27.

Discípulos de Judas Iscariotes?
O podre Judas Iscariotes, como tesoureiro dos apóstolos, quando Jesus falou que ia subir a Jerusalém para morrer, viu frustrada a sua possibilidade de ser promovido em um reino terreno do Messias, quem sabe para ser o ministro da fazenda? O que não o interessava.
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16:26
O que é que você tem buscado? O reino de Deus ou o dos homens? O dos homens passa, mas o de Deus permanece para sempre.

Em Isaías 47:7 em diante, vemos sobre a arrogância da Babilônia, uma figura para a Babel dos tempos atuais. "E disseste: Eu serei senhora para sempre; até agora não te importaste com estas coisas, nem te lembraste do fim delas. Agora, pois, ouve isto, tu que és dada a prazeres, que habitas tão segura, que dizes no teu coração: Eu o sou, e fora de mim não há outra; não ficarei viúva, nem conhecerei a perda de filhos.... Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ninguém me pode ver; a tua sabedoria e o teu conhecimento, isso te fez desviar, e disseste no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra...."
Olha ela novamente aí no Apocalipse. Vai cair, vai ser destruída.
"Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto." Apocalipse 18:7

"Graças pelos pequeninos... Manso e humilde ... descanso para a alma." Mateus 11:25-30