Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Crime: Tradução da Bíblia para o Inglês

 Réu: William Tyndale

 Promotores e Juízes: O Santo Clero

Crime: Tradução da Bíblia para o Inglês
Sentença: Morte Cruel.

“Senhor, abre os olhos do Rei”
         
Execução de William Tyndale
Em, 6 de outubro de 1536, Tyndale saiu do Castelo de Vilvoorde ao norte de Bruxelas e foi conduzido em desfile até o portão sul da cidade, onde sua estaca de execução o aguardava. Uma multidão estava reunida por trás de uma barricada. No meio de um espaço circular, duas grandes traves foram levantadas na forma familiar de uma cruz. Pendente do topo da trave central havia uma forte corrente de ferro. Palha, galhos e troncos foram amarrados e empilhados em sua base. Em meio à pompa e esplendor farisaico o procurador geral e os grandes doutores tomaram seus assentos como espectadores. A grande multidão abriu caminho, permitindo aos guardas levarem Tyndale para mais perto de sua execução.
         Tyndale se encaminhou para a cruz. Os guardas prenderam seus pés à base da cruz, enquanto a corrente foi presa ao redor de seu pescoço, apertando-o na trave de madeira. A madeira foi arrumada ao redor do prisioneiro, para cerca-lo com material combustível. Pólvora foi derramada sobre os galhos. O carrasco estava atrás da cruz, esperando o sinal do procurador geral para executar a sentença. Foi talvez nesse momento que Tyndale olhou fixamente para os céus e clamou em oração “Senhor, abre os olhos do Rei da Inglaterra!”

"O Segredo da Grandeza da Inglaterra"
         O procurador gela deu o sinal e o carrasco apertou rapidamente o laço de ferro, estrangulando Tyndale. A multidão viu Tyndale ofegando por ar, enquanto sufocava e morria.  Entretanto, apenas a sua morte não satisfazia. O Procurador Geral pegou uma tocha acessa e a entregou ao carrasco que a lançou na palha e nos galhos. O fogo incandescente fez a pólvora explodir, destroçando o cadáver. O que restou do flácido corpo pendente e incinerado de Tyndale caiu no fogo intenso.
         No devido tempo, Deus respondeu a oração que Tyndale fez ao morrer. No ano em que ele foi martirizado, 1536, uma Bíblia completa em inglês já estava circulando na Inglaterra, o que Tyndale desconhecia. Esta obra era baseada na tradução de Tyndale...
 Extraído do livro
A Difícil Missão de Willian Tyndale – Páginas 39 e 40.
Steven J. Lawson - Editora Fiel