Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

As Obras Mortas.

 "Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus". Mateus 3.
 Acho interessante nessa palavra que tem sido olvidada por muitos são os fatos que aconteceram ali junto ao Rio Jordão, onde se encontrava aquele que segundo as Escrituras é o maior dos nascidos de mulher, portanto maior que Abraão, maior que Davi, maior que Moisés, maior que Josué e maior que todos os profetas que profetizaram até sua chegada. Ele é o que veio na virtude e poder de Elias, o profeta de Israel. Elias que misteriosamente trata-se de um judeu cuja genealogia terrena não é apresentada à semelhança de Melquizedeque. João o Batista, não vamos falar muito sobre ele e suas características, suas vestes, sua comida, sua maneira de agir, pois ele "não era como uma cana agitada pelo vento, não era alguém muito bem vestido, não era um profeta, mas muito mais do que profeta. Ele João o Batista, o precursor a Voz do que clama no deserto, concitando a todos a preparar o caminho do Senhor, com a mensagem "Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus".
O que estamos entendendo sobre arrependimento? Vejamos os fatos apresentados em Mateus 3.
O arrependimento:
A ele João o Batista iam Jerusalém  e toda a Judéia e toda a província adjacente ao Jordão e eram por ele batizados no Rio Jordão, confessando os seus pecados.
A tipo da Obra do Espírito.
Aqui urge uma pergunta curiosa e intrigante. Quem eram esses que vinham a ele e eram batizados? A resposta é com certeza tratava-se de pecadores de entre o povo, transgressores da Lei de Moisés e, por conseguinte alijados pela religião pró-forma e de regras exteriores.
Estes confessando os seus pecados com muita alegria eram por ele batizados no Rio Jordão.
Está escrito: "O reino de Deus não vem com visível aparência.”
Lembro-me aqui dos que se juntaram a Davi na Caverna de Adulão conforme lemos em 1ª Samuel 22:1-2. “ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.” Com certeza aqueles eram transgressores da lei de Moisés e Davi se fez capitão deles.
Vimos então um relacionamento maravilhoso entre João o Batista e os pecadores do povo que vinham para serem batizados e com certeza havia muita alegria no Céu por aqueles.
A Presunção:
Agora vejamos a chegada dos religiosos aos quais João Batista lhes diz na cara: “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;”
Eles que não eram pecadores dentre o povo, foram imediatamente identificados por João o Batista, como presunçosos e taxados de raça de víboras. A palavra foi muito dura, especialmente para aqueles que se julgavam justos e perfeitos no seu ego, para aqueles que diziam de si mesmos “temos por Pai a Abraão, nós somos discípulos de Moisés”.
 Foi em razão da couraça e da resistência da religião de regras exteriores dos quais e da qual Paulo fala, “Guardais dias, meses e anos, receio de vós...” Gálatas 4:10; E também “Separados estais de Cristo todos os que vos justificais pela lei, da graça tendes caído.” Gálatas 5:4; O Senhor empregou várias vezes a expressão “raça de víboras” ( Mateus 12 e Mateus 23) e ainda os chamou de “filhos do diabo e disse que eles não eram de Deus”. João 8: 44 e 47.
O “arrependei-vos” no Pensamento de Deus:
O que estamos entendendo sobre arrependimento? Arrependimento de que?
Pelo texto apresentado e os acontecimentos ali descritos, chegamos ao entendimento que o arrependimento procurado pelo Senhor da Glória e da Vida Eterna e abundante é o arrependimento das obras mortas, que funestamente levam o homem natural a se julgar justificado diante de Deus pelo que fez ou pelo que deixou de fazer.
Guardaram dias, meses e anos; Tiveram casamentos perfeitos e felizes e não suportavam e nem aceitavam um separado, divorciado e arrebentado pela sociedade corrupta; na sua encouraçada comunidade religiosa; Não entraram pela porta da Graça e não deixaram os cansados e sobrecarregados entrarem. Eram muito bons cidadãos da terra e para a terra, mas nunca experimentaram a bendita dádiva e maravilhosa graça de Deus revelada em Cristo Jesus o Senhor.
Não conseguiram ver a Graça e a Misericórdia em plena ação no Tempo da Lei (VT) e ainda insistiram e insistem em trazer a Lei para o Tempo da Graça (NT). Lamentavelmente estão separados de Cristo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e por isso ouvirão explicitamente por parte dEle, dAquele que era, que é e que há de vir, o Todo Poderoso: “nunca vos conheci”.
O Senhor disse de um chefe de publicanos: “hoje veio salvação a está casa, pois também esse é filho de Abraão”.

MARAVILHOSA GRAÇA ...DEUS QUIZ SALVAR

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" João 1:1 a 3 ....
O Deus Criador que se tornou a nossa Salvação.
E ELE QUIS SALVAR. E o querer de Deus é vontade soberana. E o querer do homem (ego) é uma miséria.

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14.
"No dia seguinte, João viu Jesus que vinha para ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29.

MEDITAÇÕES EM JOÃO 1:
João, o discípulo amado inicia seu livro com uma visão de caráter puramente espiritual. Ele nem sequer faz menção da chegada do Salvador, sob a ótica humana como fizeram os autores Mateus, Marcos e Lucas. João se prende (ou é preso pelo Espírito Santo), no Verbo de Deus. O inicio de seu livro até lembra e se assemelha à revelação dada por Deus a Moisés sobre o Gênese.
"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz, e houve luz." Gêneses 1:1-2
Se tivermos o cuidado ao lermos os capítulos 1 de Gênesis e de João, vamos ver o Espírito Santo agindo em Moisés e em João e apontando para o principio, para a Luz. Ambos falam do princípio, de Deus, do Verbo / Palavra, das trevas, da Luz.
A Salvação/Jesus no Princípio:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus... E ELE QUIS SALVAR.
Jesus é o Cordeiro que foi oferecido antes da fundação do mundo. Já antes de tudo a Salvação do homem já estava no pensamento / coração de Deus.
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" Efésios 1:4
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;" 1ª Pedro 1:18-21.
"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13.
"Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou." João 5:58.
O Grande e Eterno EU SOU:
O Mar Vermelho e o Grande EU SOU.
"E disse Deus a Moisés: eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós." Gênesis 13:14
"Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?" Isaías 51:12
"Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: SOU EU. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: SOU EU, recuaram, e caíram por terra. Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. Jesus respondeu: JÁ VOS DISSE QUE sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;" João 18:4-8
"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?" Mateus 16:15

VELHO TESTAMENTO - A GRAÇA NA LEI:
1) Adão e Eva e o Intruso Satanás:
Quem desobedeceu e pecou?
1.      Para o diabo: A sentença de caráter irrevogável, sem direito a apelação. "Da semente da mulher nascerá um..."
2.      Para a terra: ela estaria debaixo de maldição. "maldita é a terra..."
3.      Para o homem: A Misericórdia (expulso do paraíso) e a Graça (redenção), pois o Rio da Vida (Jesus o Cristo) o acompanharia pela terra sob maldição.

O Monte Moriá na Jerusalém pisada pelos gentios.
Mais tarde Ele, a Rocha, a Verdade (Deuteronômio 32:4) se manifesta literalmente na aceitação de Abel e sua oferta, na salvação de Noé, no chamado de Abrão, nos Carvalhais de Manre, na provisão do Cordeiro do Moriá, no casamento de Isaque, onde Eliezer tipifica perfeitamente o Espírito Santo na busca da noiva a esposa escolhida (a igreja já estava lá), na Pedra sob a cabeça de Jacó, na pedra que seguia Israel no deserto e vertia água de graça para o povo.
Lembremos que Moisés desagradou a Deus quando deixou de ouvi-lo, julgou o povo ali e por isso não entrou em Canaã.
E ESTA ÁGUA, ESPÍRITO É DE GRAÇA, para quem tiver sede e quiser. João 7:37-39.

2) Abraão:
Primeiramente a eleição de Abrão, que depois passou a ser Abraão foi pela fé, foi pela graça / Jesus, sem as obras da lei, antes da circuncisão e antes da lei que foi dada quatrocentos e trinta anos mais tarde, por Moisés.
"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." Romanos 4:3-5.
"Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão." Gálatas 3:18.

3)Judá:
Cometeu involuntariamente um incesto deitando-se com sua nora, com quem teve filhos gêmeos, e está na genealogia de Jesus, certamente não pela lei, mas pela graça. Jesus é o Leão da Tribo de Judá. Um dos filhos gerado ali entra na genealogia do Salvador Jesus. Mateus 1:3.

4) Moisés:
O maior da lei casa-se com uma mulher não Israelita, foi criticado / reprovado e ai dos que o reprovaram. Vemos ali a Graça / Jesus o Maravilhoso, alcançando aquela mulher através de Moisés.
"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita." Números 12:1

5) Raabe de Jerico:
Prostituta e cafetina que tinha sua casa na muralha de Jerico, foi justificada pela Graça, pela esperança de Israel, por meio da fé. Casa-se com Salmom e entra para a genealogia de Jesus. Observando a cadeia genealógica de Jesus, temos que admitir que Ele é descendente filho de Raabe. Mateus 1:5.
"E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" Mateus 1:5.
"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias." Hebreus 11:31.

6) Rute a Moabita:
Estrangeira alcançada pela Graça, casa-se com Boaz e entra na genealogia de Jesus.

7) Davi,  Bate-Seba e Salomão:
Considerando-se o pecado do Rei Davi (preguiça, adultério, homicídio planejado e com requinte de crueldade) em relação à falha (pecado) do Rei Saul, que pelo seu feito mostrou-se um homem de iniciativa que agiu rápido e ofereceu seu culto a Deus da sua maneira, mas não obedeceu e/ou esperou na palavra de Samuel, homem de Deus.
Se considerássemos esses fatos sob a ótica dos direitos humanos, qualquer juízo humano condenaria Davi, e absolveria Saul.
Mas não foi assim que o Senhor fez. Antes Ele rejeitou a Saul pela sua rebelião contra a sua palavra e usou de misericórdia e graça para com Davi que já estava condenado à morte pela lei. E Davi foi chamado de "o homem segundo o coração de Deus". Davi conheceu Bate-Seba e ela lhe deu Salomão "e Deus amou a Salomão". Mateus 1:6
... E o Rei Saul?
Rebelião = feitiçaria / pitonisa = consulta aos mortos = suicídio = inferno.

E mais:
Ele, o Grande EU SOU, o Maravilhoso, esteve com Josué ao pé de Jerico e com o Pai de Sanção...
"Filipe... não me tendes conhecido... eu estou a tanto tempo convosco..."

MARAVILHOSA GRAÇA... DEUS QUIZ SALVAR
O Horror do Pecado e a Perfeição da Lei:
Conforme João 16:8, a obra primeira do Espírito Santo na vida do homem é convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo, sendo que o convencimento do pecado é o primeiro passo para se alcançar a salvação, pois os que se dizem justos na presunção não precisam de salvação e nem de Salvador.
Porém aos olhos de Deus... "Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um." Salmo 53:2-3 (Bíblia católica Salmo 52:3-4)
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer... Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:10, 23 e 24.
"Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes." Gálatas 3:22
"Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque." Eclesiastes 7:20

Alguns exemplos da impossibilidade de se cumprir a lei:
"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. ... Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." Romanos 7:14-25.
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." Isaías 64:6.
E mais"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." Mateus 23:23.
"E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei." Lucas 16:17.
"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos." Tiago 2:10.
"Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei)." Hebreus 10:8.

Calvário - O Horror do Pecado:
Observando aqui primeiramente a diferença entre natureza de pecado e atos de pecado.
Reportando-nos novamente do Rei Davi, que por falta de vigilância cometeu atos de pecado, mas a sua natureza tinha amor e comunhão com a Palavra de Deus / Vida de Deus e ao chegar ao seu ouvido a Palavra através do Profeta Natã, ele logo sente sua miséria, se vê indigno, se condena a morte, mas Deus, diante de sua humilhação faz passar dele a morte e lhe dá a vida e o abençoa abundantemente. (onde abundou o pecado... superabundou a graça). Aleluias.
Com o Rei Saul, foi ao contrário, aos olhos humanos ele não fez nada de errado e até diríamos que seu ato religioso foi uma iniciativa (Samuel estava demorando, o povo estava se dispersando), mas ele saiu / deixou de obedecer a palavra e no ego resistiu o Profeta Samuel. A Vida eterna está na / e em ouvir e guardar a Palavra de Deus. Apocalipse 1:3.
"Seja todo o homem considerado mentiroso, mas Deus verdadeiro."

Voltemos ao Horror do Pecado. "Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens." Isaías 52:14 e todo o capitulo 53.
O conhecido "Bom ladrão", viu o Cordeiro de Deus tirando o seu pecado.
E mais:"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23
"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão." Hebreus 9:22.

Aspecto Jurídico da Salvação Plena e Penalmente Satisfeito:
O que passamos a observar agora pode ser visto literalmente no cenário da crucificação de Jesus, o unigênito de Deus. 
São três cruzes. Três homens julgados e condenados.
Os Ladrões: Certamente, já haviam sido assistidos por advogados, sido julgados, teriam apelado sem resultado positivo e agora estavam ali em razão de seus feitos.
Talvez abandonados pela família, pela religião pro - forma, pelo estado, não tinha mais ninguém por eles. Estavam de igual modo condenados e sendo executados. O Tribunal de César já havia decretado: Morte aos malfeitores.
Jesus: Também já havia sido julgado e o tribunal de César, manipulado pela religião pro - forma, já havia decido: Morte ao herege blasfemador. Ele também fora abandonado por quase todos, apenas alguns permaneceram de longe esperando o desfecho dos acontecimentos.
Ele poderia morrer ou ser morto? Ele que demonstrara tanto poder operando feitos poderosos, como a ressuscitando Lázaro?
Poderia alguém matar a Vida? João o discípulo amado, perguntava para si mesmo, poderia alguém matar a Palavra da Vida, o Verbo de Deus? Mas Ele estava lá como ovelha muda e como Sacerdote Eterno, da ordem de Melquizedeque, oferecendo o sacrifício da tarde, a oferta agradável em cheiro suave. (Oh Jesus tem misericórdia de mim pecador)
A Lei exigia. "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados."
Ali estava a Promessa de Deus, esmagando a cabeça da serpente. O silêncio era total. Ele a Luz da Vida, recebe sobre si todas as trevas, durante três horas. Ele a Água da Vida, tem sede e lhe dão vinagre com fel. Ele que veio para amparar da parte de Deus, recebe o desamparo. Tudo lhe era contrario. Não havia ali nenhum lugar para o ego. "Não se faça a minha vontade, mas a tua."  "Faço como o Pai me mandou". Ele é zombado e escarnecido, e pede a Deus em favor de seus algozes. Ele foi levantado desnudo. Alguns insensíveis não davam conta de nada, mas alguém observa e considera. Sobre a sua cabeça, sua acusação, "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus". Era muito difícil identificar um rei naquela situação. Mais parecia um ninguém, um pobre coitado.
Um dos ladrões crucificados à sua esquerda escarnece. Não vou aqui citar o nome dele, pois na minha bíblia não cita o nome de nenhum dos dois, apenas apresenta-os naquilo que eles eram "ladrões" e culpados. E não tem negócio de "bom ladrão" e/ou "mal ladrão". Nenhum ladrão presta não vale nada, como ladrão.
O outro ladrão, o da direita o repreende, reconhecendo sua culpa e dizendo ao seu companheiro que eles estavam ali em razão de suas obras más; Mas aquele homem sem nenhuma aparência, que era como a raiz de uma terra seca, aquele desfigurado, machucado, ferido não tinha feito mal nenhum. E imediatamente volta-se para Jesus e contrariando toda a lógica e razão humana dos discípulos de Judas Iscariotes, vê nEle, no moribundo desfigurado um Rei que estava reinando e que iria reinar em glória.
Vê que Jesus como inocente que era, estava morrendo ali em seu lugar como o Cordeiro de Deus tirando o seu pecado. E assim ele grita, fala, apela e geme: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino". Imediata e instantaneamente Jesus lhe respondeu: "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso".
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:14.
"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;" Gálatas 3:13.
"Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" Romanos 5:20.

Conclusão:
O aspecto jurídico estabelecido por Deus para a salvação do homem (nossa salvação) foi plenamente satisfeito aos olhos de Deus.
Réu = Eu, homem da ordem de Adão e Eva.
Situação na origem = Culpado. Sentenciado á morte.
Promotor/acusador = Inimigo ferrenho e cruel, o diabo. Leão que ruge em derredor.
Advogado = Jesus, a semente da mulher. O primogênito de Maria e o Unigênito de Deus.
Situação atual = Salvo unicamente pela Graça do Senhor Jesus Cristo.

A Perfeição da Lei. (Impossível de ser cumprida pelo homem)
Sejamos sinceros com nossa consciência (Romanos 2), por mais zelosos que sejamos e o estarmos debaixo da graça, seriamos capaz de cumprir na totalidade e plenitude a ordem e os mandamentos expresso nos versículos abaixo? Certamente que não.
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:37:40.

"Graças a Deus, pelo seu dom inefável."
"Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus..."
"Olhando para Jesus autor e consumador da fé..."
"Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (sem purgatório, sem precisar de velas, sem oração por mortos, sem reencarnação, sem penitencias, sem paletó e gravata, sem ter que usar ou deixar de usar essa ou aquela roupa, sem véu de aparência, sem precisar usar cabelo grande ou cabelo cortado, sem guardar dia de sábado, ou domingo, sem nenhuma aparência exterior, sem filosofias, sem teologias, sem precisar da ajuda de mais nada e de ninguém), mas somente pelo seu precioso sangue, por sua graça, por meio da fé.

“o seu próprio braço lhe trouxe a salvação..." Isaías 59:16.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Da Ira para os braços do Senhor.


“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Isaías 55:6.
"Vinde a mim todos os que
estais cansados e oprimidos
e eu vos aliviarei." Mt 11
        Estive meditando nessa palavra, seu convite e advertência sobre o tempo oportuno e suas terríveis implicações a recair sobre os que deixarem de ouvi-la.
            O capítulo 55 de Isaías trás um tesouro especial para os que almejam alcançar a incorruptibilidade e imortalidade no Senhor. Ele começa com o maravilhoso convite aberto a todos os famintos e sedentos de algo novo no Senhor: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.” Trata-se de algo maravilhoso. O comprar sem dinheiro e sem preço o essencial e necessário para o viver saudável e alegre de uma nova vida renascida no Senhor, com os olhos voltados para o eterno e incorruptível.“Ó profundidade das riquezas...”
        Lembrei-me da Declaração de Balfour, datada de 1917, da parte do Império Britânico e que concedia ao povo judeu a facilitação para retornar para a terra de Israel “O Lar Nacional para o Povo Judeu”. Lamentavelmente os Judeus prósperos na Europa, julgaram inoportuna a maravilhosa e suave oportunidade que se lhes abria da parte do Deus de Israel.  Lamentavelmente, vinte e poucos anos mais tarde quiseram fazê-lo para fugir das garras terríveis do Nazismo e não o puderam fazer, sendo levados contra a vontade para os campos de extermínio. Imaginemos os milhares e milhares de gritos e pedidos de socorro "eu não quero ir". A oportunidade já havia passado e pagaram com suas vidas e com a de seus filhos.
        E hoje diante da forte expressão do Profeta Isaías concitando a Buscar ao Senhor enquanto se pode achar e a invocá-lo enquanto está perto, com a advertência de que um dia e momento muito em breve irão buscá-lo e não irão achá-lo, irão invocá-lo e Ele não estará mais perto e a oportunidade terá expirado. Qual será a desculpa? 
Comprou um campo? Comprou cinco juntas de Bois? Casou-se com o mundo e com o Sistema? “Passou a sega e findou o verão e nós não estamos salvos”.

"Ah Israel se me ouvisses!!!
Isaías 48
“Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, têm eles? Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos a novos possuidores; porque desde o menor até ao maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até ao sacerdote, cada um deles usa de falsidade. E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
Oh! Se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece em mim. Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o Senhor em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas? Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; ando de luto; o espanto se apoderou de mim. Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?” Isaías 8:9-11 e 18-20

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Único que pode Perdoar Pecados.


A chave do Reino do Céu e o poder para perdoar pecados:

O Batismo nas águas para os que
de bom grado receberam a
palavra de Deus.
Vamos considerar aqui esses dois assuntos que são de suma importância e que tem sido distorcido de seu real sentido a fim de atender interesses pessoais egoístas e sustentar a religião e igreja da terra.
Assim está escrito:
(A chave do Reino do Céu):
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mateus 16:19.
(O poder para perdoar pecados):
“E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.” João 20:20-23
        CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
Tenho observado durante a minha caminhada na bíblia que aqueles textos que julgamos serem os mais fáceis de entender são os mais difíceis e somente pelo Espírito da Verdade podemos chegar ao que Deus quer falar e já sabemos que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes e que as coisas que estão ocultas aos sábios e entendidos Deus as revela aos pequeninos. “É necessário que ELE cresça e que EU diminua”.
Assim já vi alguns mandarem os ricos para o inferno e mandar todos os pobres para o Céu com base na Parábola do Rico e Lazaro. Não viram a clara mistura nas vestes do rico que se vestia de “linho fino e a púrpura” e muito menos entenderam sobre “as preciosas migalhas que Lazaro comia”.
A Escritura não é de particular interpretação, ou seja, não é e não pode ser interpretada a bel prazer e para atender interesses pessoais e egoístas, mas tão somente pela ação do Espírito Santo nelas e levando o homem a alcançar o pensamento e mente de Deus e de Cristo. 1ª Corintios 2.
Somente o Senhor Deus Todo Poderoso, o Grande EU SOU pode perdoar pecados, pois a nossa dívida era contra Ele. Mateus 9, Marcos 2, Lucas 5, 1ª João 1.
A Chave do Reino do Céu em ação:
Um exemplo para o ensino sobre a chave do Reino do Céu e o poder para perdoar pecados dado à igreja fundada e fundamentada sobre a Rocha (Tu és o Cristo o Filho do Deus Vivo) está no texto de Atos 7.

Céu aberto...
 Em Atos 7:54-60 vemos um exemplo maravilhoso da Chave do Reino do Céu em ação e a Igreja Casa Espiritual e Sacerdócio Santo, perdoando pecados está na experiência de Estevão que como membro do corpo de Cristo ao ser apedrejado intercedeu  e fechou a porta do inferno e abriu a do Céu para Saulo que foi transformado em Paulo.

Estevão estava cheio do Espírito Santo, cheio do Espírito de Jesus o Espírito da Palavra, Verbo e nem por isso ele foi direto aos seus algozes, mas ele orou e intercedeu por todos eles.
Para entendermos melhor: 

Jesus Cristo o Fundamento e Pedra Angular = A Cabeça da Igreja;

A Igreja Santa, composta de crentes renascidos pedras vivas que são os seus membros = O Corpo de Jesus.

Toda a ação e agir do corpo dependem da cabeça e o contrário seria um absurdo e demonstração de descontrole e debilidade mental.

Ele morreu , ressuscitou, subiu ao céu e está na destra do Pai Nosso que está no Céu (Mateus 23:9) intercede pelo seu corpo Igreja Santa, porém composta de homens falhos e pecadores, que não podem nada sem Ele (João 15:5), mas que movidas pelo seu Espírito e Voz, em perfeita comunhão como Estevão que diante das pedras não baixou a cabeça, mas olhou firme para o alto e viu a Jesus pronto para recebê-lo e intercedeu por seus algozes dizendo para Jesus o Autor e Consumador da fé: “Senhor Jesus não lhes imputes esse pecado”.

A Chave -"Se alguém ouvir a minha voz.." 
Apocalipse 3:20

Observemos que Estevão não se dirige aos seus algozes para lhes perdoar aquele pecado, o que não lhe cabia e nem cabe a homem nenhum, pois as escrituras não se contradizem. Ele membro do corpo de Jesus Cristo, em comunhão íntima com a cabeça Jesus Cristo intercede pelos seus algozes e o Senhor Jesus Cristo ouve a sua oração e salva Saulo de Tarso.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz... Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.” Colossenses 2:14 e 18-19.