Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

O Quinto Reino - A terra se prepara

 O Quinto Reino

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7.

 O Sonho do Rei Nabucodonosor e suas implicações para os dias atuais.

         E o SENHOR Deus revelou ao Profeta Daniel, coisas maravilhosas e terríveis para o Tempo do Fim.

Diante do que vemos Daniel 2, é de se admirar que logo no capitulo 3 o advertido Rei Nabucodonosor, levante uma estátua para ser adorada por todos e ainda ouse lançar na fornalha os judeus que não se dobraram diante dela. Isto prova o quanto os homens desse mundo cuja porção está nessa vida, são volúveis, inconstantes, inconsequentes e maus.

O que vemos no capítulo 2 de Daniel, conforme versos a seguir, trata-se do sonho do Rei Nabucodonosor da Babilônia sobre uma imensa e esplendorosa estátua de aparência terrível e que segundo a interpretação do Profeta Daniel, era uma revelação dada àquele rei, da parte de Deus, sobre os impérios que se sucederiam a partir do Império Babilônico.

 1º Império - A Cabeça de Ouro - O grande em poder, força e glória; Nabucodonosor, chamado de rei de reis.

 2º Império - O Peito e Braços de Prata - O Império Medo-Persa de Ciro e Dario;

3º ImpérioO Ventre e Costa de Bronze - O Império Grego de Alexandre o Grande;

4º ImpérioAs Pernas de Ferro - O Império Romano;

5º Império - Os Pés de Ferro e Barro - Esse ainda por vir e trata-se da terrível fusão de homem e satanás, conforme está escrito "Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro."

O 5º Império é também apresentado nas escrituras em Apocalipse 17, e é o 6º Rei, que é também o 8º Rei, é dos 7 reis e é a besta que subiu do abismo e que com toda certeza, vai à perdição.

 E a Pedra cortada sem o auxílio de mão? - É a Rocha de Israel, a Pedra Angular da Igreja; Jesus Cristo o Senhor e único fundamento dos Apóstolos (Doze) que foi rejeitado, mas agora já se levantou do trono de advogado para acima das nuvens, receber sua esposa no arrebatamento; Ele está vindo com poder e grande glória para reinar de Jerusalém com vara de ferro; Ele vai desbancar os que dizem ser Ele ou substitutos d’Ele e também deixará desnuda a grande meretriz, a cidade que se diz substituta de Jerusalém.

Daniel 2:29-45

“Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser. E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.

Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; as pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra.

Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.

Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.” 

 Apocalipse 17:7-11“E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é. Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.”

--------------
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Romanos 10:9-13.

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Profecia de Daniel - A importância da Faixa de Gaza

 A importância da Faixa de Gaza

"Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel." Isaías 41:14.

Cabeça de Touro bufando sobre Israel. A Salvação vem do SENHOR!


A Faixa de Gaza está localizada às margens do Mediterrâneo ou Mar Grande e o Estado de Israel e o Monte Santo.

Segundo as Escrituras Sagradas, outrora tal território pertenceu aos Filisteus, inimigos de Israel. 

A importância da Faixa de Gaza é que o homem vil que virá com a bandeira da paz mundial escolherá exatamente a Faixa de Gaza, como local para sua base, na sua última e frustrada investida para destruir e desarraigar Israel da face da terra.

Veja:

"...E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso; mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra." Daniel 11:45.

"E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Romanos 10.

Leia sobre o Povo de Israel em Romanos 9,10, e 11. Israel é insubstituível.

terça-feira, 31 de outubro de 2023

As Setenta Semanas do Profeta Daniel - Parte 2

 O mais importante para a igreja do Senhor

Antes de discorrer sobre as Setenta Semanas de anos sobre o Povo de Israel (Daniel 9:24-27), o Senhor Jesus, o Cristo e Cordeiro de Deus, manda dizer e deixar bem claro que Ele é o Filho do Homem que veio buscar e salvar o que se havia perdido, (Lucas 19:10) e que hoje a salvação e vida eterna está ao alcance de todo pecador que invocá-lo em Espírito e em Verdade, crendo nele como único e suficiente Salvador de sua alma.

A obra de redenção já foi consumada no calvário, quando Ele disse para o Céu e a terra ouvir: “Pai, está consumado! Em tuas mãos entrego o meu Espírito!”. 

Jesus Cristo convida o pecador com muito amor e autoridade para tal: "Quem tem sede venha a mim e beba de graça da Água da Vida; quem crer em mim, como diz as escrituras, rios de Água Viva fluirão de seu ventre..." João 7:37-38.

 

O Profeta Daniel em relação ao Deus Todo Poderoso -

Três homens muito especiais são citados pelo Senhor, para nos mostrar o quanto é rigorosa a sua separação.

Sempre a justificação do pecador é pela graça, por meio da fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Todavia vemos naqueles três homens importantes figuras para nossa caminhada para a vitória e aceitação por parte de Deus, o Senhor.

Noé - Pregoeiro da Justiça que é pela fé;

Daniel - Sabedoria e discernimento;

Jó - Fidelidade e paciência na tribulação.

 "Veio ainda a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então (eu) estenderei a minha mão contra ela, e (eu) lhe quebrarei o sustento do pão, e (eu) enviarei contra ela fome, e (eu) cortarei dela homens e animais... Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor Deus. Se eu fizer passar pela terra as feras selvagens, e elas a desfilharem de modo que fique desolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras; estes três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, que nem a filhos nem a filhas livrariam; eles só ficariam livres, e a terra seria assolada. Ou, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e (eu) disser: Espada, passa pela terra; e eu cortar dela homens e animais; ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor Deus, que nem filhos nem filhas livrariam, mas somente eles ficariam livres. Ou, se eu enviar a peste sobre aquela terra, e (eu) derramar o meu furor sobre ela com sangue, para cortar dela homens e animais, ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça." Ezequiel 14:12-20.

 

O Homem Daniel - Daniel 9 -

Daniel buscou nos Livros Santos e entendeu pelos Livros. Ele se separava se humilhava e orava ao seu Deus e Deus de seu Povo Israel. Orava intensamente por si mesmo e pelo seu povo.

E orou e se humilhou cada vez mais intensamente; e o coração de Deus foi comovido e este se fez conhecer a Daniel e o chama de "homem mui amado e mui desejado!"  e lhe dá a revelação a respeito de seu Povo Israel e de sua cidade Jerusalém; Revelação esta que não era para o tempo de Daniel e sobre coisas que ainda não se cumpriram, mas com toda certeza irá se cumprir. Aleluia!

E Daniel, sem forças e caído no pó, andando de gatinha, ainda quis saber mais e insiste com o Senhor Seu Deus...   e o Senhor Seu Deus, o Deus de Israel, lhe toca e lhe fala com carinho "Vai Daniel...vai até ao fim..."; Por isso aquela profecia foi selada por ordem do próprio Deus. 

"E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará... Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias." Daniel 12:4 e 9-13.

"No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão. Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos." Daniel 9:23-25.

 "Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos." Levítico 25:8.

 Pelos livros dos profetas Daniel que estava no cativeiro babilônico ficou sabendo e de forma literal como podemos ver no livro do Profeta Jeremias que a duração do cativeiro seria de setenta anos. Tal profecia se cumpriu literalmente, pois o cativeiro babilônico foi de exatos 70 anos, em razão da queda daquele império e tiveram início com a volta de Esdras a Jerusalém por volta do ano 457 a.c.

Assim, com orações e suplicas ao Senhor seu Deus e Deus de Israel, Daniel ora por si mesmo, pelo seu povo e pela sua santa cidade de Jerusalém e o Senhor seu Deus, o Todo Poderoso, vê e ouve a Daniel e lhe faz promessas e lhe fala sobre o fim dos tempos e em linguagem já conhecida pelos judeus, fala das Setenta Semanas que estariam determinadas sobre o seu povo e sobre sua santa cidade.

Esta profecia de Daniel a respeito de Israel e de Jerusalém é fundamental para os últimos tempos. A palavra traduzida por "semanas" significa aqui, uma unidade numérica de sete anos; portanto, "setenta Semanas" equivalem a um período de 490 anos.

Deus revelou a Daniel que sessenta e nove períodos de sete anos, somando, portanto, 483 anos, transcorreriam entre a data da ordem para reconstruir Jerusalém e a vinda do Messias, o Ungido. Tal ordem foi dada pelo Rei Ciro por volta do ano de 457 a.c., quando Esdras volta para Jerusalém e começa sob muita perseguição a reconstrução dos muros.

"Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar." Jeremias 29:10.

 

O Deus Todo Poderoso, começa a agir -

O Profeta Daniel estava lá na Babilônia servindo ao Rei Ciro e viu "a boa palavra de Deus", de que falara o Profeta Jeremias se cumprindo sobre o seu povo de Israel e sobre sua santa cidade. Aleluia.

O Senhor começa a agir em favor de seu povo de Israel e o Rei Ciro diz que recebeu a incumbência da parte do Senhor Deus dos céus, para edificar o templo do senhor em Jerusalém de Judá. Quando e no momento que o Senhor Deus age é assim que acontece com o seu povo; E nada, nem o maior e mais poderoso homem da terra pode impedir. Aleluia. Glórias a Deus.

"Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor pela boca de Jeremias), despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá... Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém. E todo aquele que ficar atrás em algum lugar em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, com ouro, com bens, e com gados, além das dádivas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém."   2ª Crônicas 36:22-23/ Esdras 1:1-4.

 Passados exatamente Sessenta e Nove Semanas ou 483 anos, conforme está escrito nos Santos Evangelhos, João o Batista aparece no deserto da Judeia apresentando o Cordeiro Ungido Cristo e Filho Unigênito de Deus e Messias de Israel. Aleluia! Bendito é o nome do Senhor!

 "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29.

 "... eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou... Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou... Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai." João 16:28.

 "E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias..." Daniel 9:26.

As Sessenta e Duas Semanas mais as Sete Semanas somam Sessenta e Nove Semanas e aí vai faltar uma a Septuagésima Semana, para que "seja selada a visão e a profecia" e “venha a Justiça Eterna". Amém.

Falta a última semana de anos, sobre o Povo de Israel e sobre Jerusalém. O Senhor Deus Todo poderoso está no controle de tudo. Nada lhe escapa.  E assim como a primeira semana de anos começou com a ordem para a reconstrução dos muros em tempos angustiosos; também a última semana vai encerrar em tempos muito angustiosos a grande tribulação.

E Raquel chora por seus filhos...

"E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." Atos 1:9-11.