Pesquisar este blog

sábado, 24 de junho de 2023

ESTÁ CONSUMADO! - Brado da Vitória no calvário.

“E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Eis que chama por Elias. E um deles correu a embeber uma esponja em vinagre e, pondo-a numa cana, deu-lho a beber, dizendo: Deixai, vejamos se virá Elias tirá-lo. E Jesus, dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Marcos 15:34-38

 “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. João 19:30

 ESTÁ CONSUMADO!

Com o brado “ESTÁ CONSUMADO”, o Filho de Deus Jesus Cristo declara que a obra de expiação, redenção e salvação do pecador fora consumada. O véu da separação que impedia o DEUS SANTO de sair do Santíssimo para abraçar o pecador, e, pela Lei também impedia o pecador de chegar-se a ELE, foi rasgado de cima para baixo, simultaneamente ao véu da carne de Jesus que era aberto de baixo para cima.

Lei cumprida pelo próprio Deus e Graça estabelecida pelo próprio Deus, tudo por Jesus Cristo o SENHOR.

Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os cordeiros oferecidos na Lei eram cordeiros dos homens, eram figuras do Verdadeiro e só cobriam o pecado. Eram muitos e Deus já estava enfadado com eles.

Isaías 1:11-14“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Lucas 16:16“A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Mateus 11:12,13 “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

 

A Ineficácia da Lei

Gálatas 5:4“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Romanos 3:20“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Agora já não há mais nenhuma condenação para o pecador que está em Jesus Cristo.

Romanos 8:1“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Deuteronômio 30:14,15“Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

Romanos 10:8-13“Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.