Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

O homem da terra de Uz


        “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.Jó 1:1

Guerra declarada

            Essa declaração de Deus a respeito do homem Jó, dizendo ser ele “homem íntegro, reto e temente a Deus e que se desviava do mal”, evidencia que a vida de Jó era guerra declarada contra o diabo. Nenhuma aliança ou acordo com o mal, nem uma unha, ou sequer um cordão de sapato, como declararam também Abraão e Moisés, pois só o SENHOR é Deus.

            Entender que mesmo com a declaração e estado de guerra, Jó estava em paz, com o SENHOR Seu Deus.


            Salmos 46:1-3 - “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” (Selá.)

            2 Coríntios 6:3-10“Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.

            Romanos 13:11,12“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

            2 Coríntios 10:3-6“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.

A mais poderosa arma

            “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42:5,6

            Nessa guerra, o diabo usando de artilharia pesada contra Jó, com calúnias e ataques cruéis, atingindo a tudo que Jó possuía, só não podendo tocar no interior de Jó que era possuído sobremaneira pelo SENHOR Deus. Enquanto que Jó usava armas de defesa, que lhe foram concedidas por Aquele que é Fiel e Verdadeiro, culminando com a gloriosa vitória de Jó, quando usou da mais poderosa arma espiritual para destruição das fortalezas espirituais do mal. Esta arma não muito compreendida e por isso, desprezada por muitos que se dizem sábios, mas são loucos, é a humildade. Disse Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.

            Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

            1 Pedro 5:6-9 - “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

            1 Pedro 4:12-16“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.