Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Videira e o Lavrador

Reflexão baseada em João capitulo 15.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." João 15:1-8,16.
Uvas.




O Lavrador - Naturalmente entendemos que é o lavrador que planta a videira e cuida da mesma. O objetivo do lavrador para com a videira é, no final, colher os seus preciosos frutos e para isto ele trabalha na mesma, lipando os seus ramos para que ela dê mais fruto. Em ultimo caso caso cabe ao lavrador cortar os ramos que não estão dando frutos queimando-os.



A Videira - Naturalmente entendemos que é a videira com seu caule e raiz que sustenta os ramos com a sua preciosa seiva para que esses produzam frutos. A videira por si mesma não corta os seus ramos, ela antes os sustenta para que eles deem frutos. 

Conclusão - O lavrador não é nada sem a videira e a videira sem a ação do lavrador fica comprometida quanto ao seu objetivo final que é o de produzir uvas boas.

A Palavra e o Espírito - Vemos aqui a perfeita e maravilhosa obra do Espírito que trabalha na Palavra. Sem Jesus Cristo, a Palavra do Espírito, o Verbo que se fez carne, NADA.
Sem a ação do Espírito que convence do pecado, da justiça e do juízo, também NADA.

A Palavra e o Espírito trabalham juntos e não podem ser separados, sob o perigo do comprometimento total da obra iniciada. Por isso, sempre encontramos com fartura na Bíblia e Expressão. "Quem tem ouvidos, ouça que o Espírito diz!"

Quando o Espírito não mais convence do pecado pela Palavra é porque já está na hora do ramo ser cortado; Porque, em suma, está ai o pecar e o blasfemar contra o  Espírito que é Santo.

Aqueles que insistem em lutar contra as Escrituras, ainda que usando o nome de Jesus, serão cortados pelo Espírito, se é que já não o foram.

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado." João 7:37-39.

Hoje é muito comum cultos onde se fala em "Deus", fala em "Pai", falam em "Espírito Santo" e deixam de pronunciar o nome que é sobre todo nome "Jesus o Cristo".

É preciso entender e aceitar que o Pai - Deus Espírito não é nada sem o Filho - Jesus Cristo (o Verbo); E que o Filho - Jesus Cristo (o Verbo), sem a ação de Deus Pai (Espírito e Santo), fica comprometida quanto ao seu objetivo final que é o de produzir filhos para a eternidade.

Deus o Pai que é Espirito e Santo, envia a Jesus Cristo o Filho que é a Palavra e, Jesus Cristo o Filho que é a Palavra, envia (batiza com) o Espírito Santo.
No centro de tudo está Jesus Cristo (Palavra de Deus - Apocalipse 19:13), O QUE É, O QUE ERA E O QUE HÁ DE VIR.


Link:

Nenhum comentário: