Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

Mateus 23.

"E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes" (v.5)


O capítulo 23 de Mateus em sua totalidade e em concordância com toda a Bíblia, é o alerta do Senhor Jesus Cristo, sobre o perigo de ser evolvido pelo formalismo religioso, pela religião de aparência exterior, com suas vestes talares da hipocrisia, que fazem obras a fim de serem vistos pelos homens, gostam de serem chamados de mestres... etc

Um amigo meu para contestar o escrito no v.23, fez menção do v.19 e até pensei em ser mal educado com ele... mas, tudo bem!
Uma grande e lucrativa obra social.
"Armai-vos uns contra os outros."
Também apresentou um grande relatório sobre as obras sociais realizadas e eu lhe dei os parabéns. Portanto já recebeu o galardão.

Uma pequena analise do sugerido v.19, começando  no v.13, onde está o primeiro dos quatro Ais, que culmina com a ira do Senhor nos v. 17 a 19.


Fechando a Porta -

Vemos os que fecham aos homens a porta do reino dos céus.(v.13 - Primeiro Ai!) ... Jesus é a Porta e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo sem precisar de luz de velas, sem precisar de purgatório, de penitência, indulgencias, orações e missas e pelos mortos... etc. A porta da salvação pela graça, por meio da fé, tem sido fechada aos homens durante séculos pela religião de maior aparência e grande meretriz espiritual... E se diz cristã.


Casa das viúvas -

Quantas casas de viúvas foram devoradas,(v.14) quando o marido moribumbo foi visitado pela igreja que lhe oferecia "um passaporte direto para o Céu, sem precisar passar pelo purgatório!" E a vítima indefesa dizia: o que eu preciso fazer para conseguir essa graça? E a resposta dos vigários era: - Basta você assinar aqui passando todos os seus bens para a santa igreja... (Segundo Ai!)



Filhos do inferno -

Fazendo filhos do inferno através da mudança de paternidade, (v.15) várias terras foram conquistadas com a bandeira da cruz, que em sua origem foi feita pelo Império dos Cesares para matar. Mataram nas cruzadas e continuam matando e usando a mesma cruz... (Terceiro Ai!)



Suntuosas Catedrais -
A "santa inquisição".

Inversão de valores templos revestidos em ouro. (v.16) Não entenderam (cegos) a maravilhosa figura do templo de adoração feito por Salomão em Jerusalém, que apontava para o templo espiritual que é o coração do fiel, os adoradores que adoram na Palavra do Espírito... (Quarto Ai!)



Tem mais alguns "ais", que termina na ira do Senhor nos versos de 29 a 33. Muitos e muitos foram mortos por causa da Palavra de Deus.



Conclusão -

Alguém poderia dizer que o texto e capítulo está relacionado à Jerusalém e aos religiosos judeus.

E não consideram o precioso valor profético da palavra que está se cumprindo em nossos dias: " E a ninguém na terra chameis vosso Pai... e a ninguém na terra chameis vosso Mestre..." (v.9)



"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6.

Nenhum comentário: