“Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” Romanos 8:24-25
O que é Fé.
Refletindo sobre o assunto a luz da Palavra de Deus, mesmo a despeito de alguns que ensinam que o uso de objetos inanimados é de grande valia para aproximar o homem de Deus, concluímos que o maior inimigo da fé são as coisas visíveis.
O patriarca Abraão, ouviu a Voz do Senhor e pela fé saiu de sua terra e de sua parentela para alcançar a terra que o Senhor Deus Todo Poderoso iria mostrá-lo. Com cem anos, mas de posse da promessa creu e de sua amada Sarah, também idosa nasceu Isaque. Pela fé em obediência ao Deus Todo Poderoso caminhou para o Monte Moriá em comunhão profunda e pode dizer a Isaque “O Senhor proverá para si o Cordeiro do holocausto”.
Moisés ouviu a Voz do Senhor, recusou ser chamado filho da filha de Faraó e sucessor do trono do império e saiu como que vendo o invisível. Tais exemplos e outros são encontrados em Hebreus capítulo 11.
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:1 e 6.
O Poder da Fé.
A fé vai ser de acordo com o que se ouve. Se o homem ouve a Palavra de Deus, porque é de Deus (João 8:47), sua fé será genuína e verdadeira. Romanos 10:17. Se o homem ouve uma mistura terá fé em muitas coisas e vai desagradar a Deus. Pode até satisfazer o ego, mas o final é desagradou a Deus, pois “sem fé é impossível agradar a Deus e o justo viverá da fé”.
Firmes na Fé e vendo o invisível.
“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; “Romanos 1:17-20
“Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” Romanos 8:24-25
“TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:1-5
Abraão o Pai da Fé. Romanos 4.
A Justificação de Zaqueu.
“E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.” Lucas 19:9
Abraão era crente e o crente é bendito do Senhor.
“De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. E , se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:9,22,26 e 29.
O Ver para crer.
O exemplo da Incredulidade e sua restauração por aquele que é o Autor e Consumador da fé.
“... Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.” João 20:24-29.
A vitória que vence o mundo.
Não é a cruz, não é o sinal da cruz, não é o crucifixo, não é a toalha ou lenço, não é o cajado com azeite, não é a rosa ungida, não é a medalha de São Bento, ou de São Roque, ou de São Pedro ... não é nada visível.
Certa ocasião li em uma nota de rodapé de uma bíblia que as imagens de escultura foram proibidas no passado e liberadas hoje, pois são de grande valia para o fiel. Só não disseram quem as liberou e porque as liberou para o culto. Se verificar bem profundamente vai encontrar “o amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males”. Atos 19:23 em diante.
A vitória que vence o mundo é fruto do Espírito Santo do Deus Vivo.
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.” 1ª João 5:4-9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário