Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

"Divorciados-recasados-membros de igreja?" Parte 1

Esclarecendo
"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." Mateus 19:9.

O versículo acima tem muito usado como motivo de impedimento para vidas congreguem e possam membrar em alguns ministérios. No entanto os religiosos se esquecem de observar o contexto onde podemos ver que naquela ocasião o Senhor Jesus Cristo estava sendo tentado pelos fariseus que queriam pegá-lo em alguma palavra para o acusarem.

Se observarmos atentamente a Palavra de Deus vamos ver que o Senhor Jesus de si mesmo abordou por uma só vez tal assunto e mostrou a sua essência no Sermão da Montanha. E ali no Sermão da Montanha, sendo justos e não usando dois pesos e duas medidas, com certeza alguns dos que impedem um recasado de congregar, por entender que eles estão em adultério deveriam também pedir a própria exclusão, uma vez que seus olhos são maus e tem feito pecar todo o corpo.

Precisamos entender os mistérios da Misericórdia e Graça do Deus que em seu Filho Jesus Cristo veio buscar e salvar o que se havia perdido.

O mais excelente texto bíblico sobre o casamento e que o coloca como motivo de honra deixa-nos também uma preciosa lição de que quem vai julgar os que se prostituem é o próprio Deus. Certa vez perguntei a uma irmã julgadora se ela era Deus e ela assustada arregalou o olho e ficou muda. Eu não sou Deus, você não é Deus, a igreja do Senhor não é Deus... Hebreus 13:4. E você que recebeu a misericórdia, vai e faze o mesmo pelos milhares e milhares de cansadas e oprimidos por quem o Senhor morreu no calvário. Sai da porta e deixa os outros entrarem.

Para a Igreja o único exemplo a ser seguido é ver o Senhor Jesus Cristo em ação quando Ele tratou diretamente com uma sofrida vítima de desajuste na vida conjugal, a mulher samaritana, que já estava com o seu sexto marido e não foi rejeitada pelo Senhor em razão de sua situação. Pelo contrário Ele foi ao poço de Jacob ao meio dia especificamente para encontrá-la. Não vemos o Senhor Jesus Cristo recriminá-la ou mandar que ela deixasse o seu sexto marido para segui-lo. O que Ele falou foi claro e definido "vai e chama o teu marido". 

Para alguns parece pouco a expressão do Senhor, pois estão cegos ou estão usando óculos na versão farisaica. Eu mudaria minha posição se Ele tivesse falado “vai e chama aquele homem que está com você”. No final do capítulo 4 de João vamos ver os homens da cidade de Samaria abençoados e falando com a mulher sobre o maravilhoso Salvador.

No Céu não se casa e nem se da em casamento.

O casamento civil é muito bom, é digno de honra, mas é coisa da terra. E hoje existem casamentos e casamentos. Quem lê entenda.
Faz-se necessário refletir sobre o assunto se estamos em condições de ir pregar e sermos testemunha do Senhor em Samaria. O que é que iríamos levar para as samaritanas? Juízo ou misericórdia e graça salvadora?

Imagina o falar da religião pro forma quando aquela cansada mulher passava “lá vai aquela vagabunda!” No final ela do lado de dentro e eles do lado de fora.

Voltemos ao versículo em questão:
Está claro, como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, (Prov. 4:18), que o Senhor Deus Jesus que naquele momento está enfrentando os fariseus, num mundo e tempo em que o homem repudiava a mulher somente pelo fato de ela ter o pé ou nariz torto e eles queriam dEle uma aprovação para aquilo, mas ao mesmo iam usar a lei de Moisés contra Ele. O Mestre amado com sabedoria, fala sobre a carta de divórcio dada por Moisés "por causa da dureza dos vossos corações". 

E ali o Senhor deixa claro o que podíamos ler assim: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.". Assim o Senhor respondeu aos fariseus e acrescentou deixando claro que: Aquele que repudiar sua mulher em razão de prostituição e casar com outra, NÃO COMETE ADULTÉRIO.

Paulo é mais veemente e diz que se o cônjuge ímpio consente em viver em paz, tudo bem, mas se ele começar a impedir a obra do Senhor, começar a encher paciência, SEPARE-SE, DEIXE-O, POIS DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA A CONFUSÃO, MAS PARA A PAZ.

Outras observações sobre o assunto:

Olhem os textos abaixo, observem e considerem o costume da época.
Recomenda-se (Convém) que o bispo, os diáconos sejam maridos de uma só mulher. Para a época era uma recomendação, um bom conselho, mas não uma obrigação, pois se o fosse o texto teria que ser: "É necessário que o bispo, diácono, seja marido de uma só mulher..."

E os outros membros da igreja que não eram bispos ou diáconos, ou será que naquele tempo só havia bispos e diáconos?

O bom e sábio conselho permanece para a igreja de hoje, quando os costumes mudaram e onde a sociedade já tem definido a monogamia e agora também a pederastia e outras desgraças. Só faltando legalizar a pedofilia e a zoofilia, pois até a necrofilia já está legalizada com o amparo da Lei da Não Discriminação Religiosa, e sabemos que a necrofilia (sexo com defunto) é praticado em rituais, e é chamado de "cultura", e reconhecida por lei.

Pregar o evangelho em Samaria não é fácil, primeiro tem que ficar em Jerusalém até que... Aprendamos com Ele (Jesus - primeiro missionário em Samaria).

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2.
"Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas." 1 Timóteo 3:12.

"Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes." Tito 1:6.

No amor de Jesus Cristo para salvação eterna.

2 comentários:

Elias disse...

Julgo de muita importância essa mensagem para os dias atuais, onde muitos "cansados e sobrecarregados estão sendo impedidos de receberem o alivio do do fardo pesado pelo Senhor que os comprou com alto preço de sangue".
Alguns ficam na porta " Não entram e não deixa os outros entrar."

Corretor Hélder Patrimovel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.