O vínculo da Perfeição – Passo a passo
Colossenses 3:1-17
-- |
1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
- O estado dos crentes renascidos é de vivos para Deus (espiritual, eterno, divino, vida), e de mortos para o mundo (natural, humano, transitório, morte). O conselho é pensar no eterno, nas coisas que são de cima onde Cristo vive.
|
-3 |
5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; 7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
- Outrora, formando um só natureza com o pecado a nossa vida era assim. Não havia consciência do pecado ou estava ela adormecida. Os pecados e seu mau cheiro afloram para o exterior. Interior e exterior tudo estragado. É a fase nr -3.
|
-2 |
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.
- Agora, já com a consciência ativada é hora de deixar a Palavra do Espírito agir procedendo uma grande e necessária limpeza do interior. Todos os sentimentos e ações refletem no exterior, mostrando um interior estragado. A ordem é despojar e, despojar é lançar fora toda a sujeira que não convém aos santos do Senhor e revestir-se do novo e renovo em Cristo Jesus que faz nova todas as coisas. É a fase nr -2.
|
-1 |
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
- Agora, já com o interior limpo pelo poder de Deus é hora de encher-se de coisas boas, sentimentos nobres e frutos do Espírito Santo o morador da casa de oração. São os sentimentos e desejos nobres que elevam o homem à comunhão maior e o faz chegar à fase 0. É a fase nr -1.
|
0 |
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
- Esse verso em meio à mensagem do Apóstolo Paulo, mostra onde realmente vai ser estabelecida a diferença entre os crentes fieis servos e os outros. O vínculo da perfeição. Amor, pois sem ele nada tem valor, sem ele mostra que não se conhece a Deus. Nossa identidade e único mandamento dado pelo Mestre Amado, e Senhor, conforme lemos em João 13:34-35 – “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” É a fase nr 0, o ponto zero.
|
1 |
15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
- Agora, para os que já chegaram no ponto zero a paz de Deus domina nos corações com ações de graças em um só corpo, o corpo do Senhor Jesus Cristo o Nazareno. É a fase nr +1.
|
2 |
16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
- Agora, é a Palavra e o Espírito que habitam abundantemente trazendo as benesses do Céu de Deus para o coração humilde e cheio da alegria do Senhor. Tem sabedoria, tem louvor como de crianças, hinos, cânticos espirituais. Meu Deus! Meu Deus! Oh profundidade das riquezas... Tudo por amor e gratidão de coração ao que fez tudo no calvário, Jesus Cristo de Nazaré. É a fase nr +2.
|
3 |
17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
- Agora finalmente, tudo é pelo Senhor, tudo no Senhor, tudo do Senhor, tudo para o Senhor e, tudo é o Senhor. A Ele a Glória... A Ele toda a glória. É a fase nr +3.
|
-- |
- Em um processo maravilhoso da obra do Espírito seguimos do três negativo, até o três positivo, passando necessariamente pelo ponto zero onde ocorre o implante da nova vida, ocorre a Nova Ação Criativa de Deus. E bendito seja para sempre o nome do Senhor Jesus Cristo de Nazaré, Nosso Salvador e Único Senhor. Amém.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário