Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Sobre a Porta Estreita.

Nas palavras do próprio Senhor Jesus para entrar pela porta estreita é necessário primeiro encontrá-la. O Senhor diz em Mateus 7:14 - "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Então muitos vão procurar pela porta estreita e não a encontrarão. Tiago 4:6; 1 Pedro 5:5 - "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."
Realizando Batismos.
Em Lucas 13:24 o Senhor também nos fala que muitos procurarão entrar pela porta estreita e não poderão. Mas, porque não encontrarão e nem poderão entrar pela porta estreita? Olha que o Senhor não está falando daqueles que não estariam interessados no reino de Deus; Ele fala daqueles que iam procurar a porta querendo entrar por ela para serem salvos.
O Senhor pede que o homem lhe dê o seu coração. Provérbios 23:26 - "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos."
O reino de Deus não vem com visível aparência, ele está no interior do fiel, por isso o Senhor pede o coração e ainda alerta que se deve guardar, sobretudo o coração porque dele procede as "saídas da vida". Provérbios 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
O reino de Deus é a vida e vida eterna, vida de Deus no interior. Palavra do Espírito no coração.
Quando lemos que do coração procedem as saídas da vida, entendemos que no coração que é enganoso e demasiadamente corrupto há algumas portas. Jeremias 17:9 - "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"
Do coração, conforme lemos em Mateus 15:19 - "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."
Ali, no coração, encontramos as portas para a morte e encontramos também uma única porta de entrada para a vida. Ali bem no intimo, bem no interior encontramos a porta estreita.
Quando o homem anda em torno de si mesmo (egocêntrico, egoísta e ególatra), ele, de pé, vai bater e se debater e não vai encontrar a porta de entrada para a vida. Todavia, quando o coração do homem se derrete e como pobre e necessitado, desmaia diante da Palavra, no pó da humilhação (a melhor, mais gloriosa e promissora posição para o pecador) ele encontra a maravilhosa porta estreita e o caminho estreito onde o jugo é suave e o fardo é leve.

Tiago 4:8-10 - "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." 1 Pedro 5:6,7 - "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."

Nenhum comentário: