Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2015

"Trapo de Imundícia"

O Pecado

Segundo a tradição, a expressão "trapo de imundícia" tem a sua origem na ação de um leproso em limpar suas feridas com um pedaço de pano. 
Batismos


O leproso era considerado imundo e  vivia separado da comunidade e não havia ninguém interessado em cuidar dele; E na sua dor, ele se valia de um pedaço de pano e procedia a limpeza superficial de suas feridas que muitas vezes já estavam podres e cheirando mal. Após vários procedimentos o pano ficava muito sujo e já não mais prestava para a limpeza. O pedaço de pano se tornava em um "trapo de imundícia".

Segundo as Escrituras Sagradas a lepra é o tipo do pecado; E que todos pecaram e separados estão da glória de Deus; E que o salário do pecado é a morte.
O homem não foi criado para morrer; E há também a segunda morte que é o passar da separação parcial de Deus para a separação eterna. (Leia Romanos 6:23, Apocalipse 20)

Tratando do pecado.

Entre os homens já desde o principio, houve entendidos e loucos.
Na oferta de Caim e na oferta de Abel, tal situação fica bem clara.
Caim se apresentou diante de Deus com o resultado de seu trabalho e foi rejeitado; Porém Abel se apresentou diante do Senhor Deus, com o sangue de um cordeiro (figura do verdadeiro), e Deus atentou para ele e para sua oferta. Abraão também fez assim e foi aceito e alcançou justiça pela fé no que viria.

Sempre houve homens presunçosos que buscaram uma auto justificação para serem aceitos diante do Senhor Deus; E também sempre houve homens que pela ação do Espírito de Deus em sua vidas, entenderam que seus atos de justiça por melhores que pudessem parecer, eram insuficientes para alcançar a justificação no padrão divino. (Salmo 130; Daniel 9:18)

Como um leproso o homem insistia na sua auto purificação e justificação, contudo indo de mal a pior, se afastando mais e mais da fonte de água viva. Nessa  busca, transformaram os sacrifícios que eram oferecidos segundo a lei, em um pesado e cansativo fardo para o Senhor Deus. Assim a justiça que eles produziam para a auto justificação era vista pelo Senhor Deus como "trapo de imundícia".

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." Isaías 64:6.

Jesus Cristo o Cordeiro 

Daí o Senhor Deus olhou dos céus, viu a nossa necessidade, se compadeceu e nos amou de tal maneira que por graça e misericórdia, enviou Seu Filho Unigênito para morrer pela nós pecadores. (Leia Salmos 53; João 3:16-17, Romanos 5:1-8)

"Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?.." Hebreus 2:3

Daí "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo..." João 1.

A Salvação de Deus

Hoje veio salvação a esta casa?
Há lugar para a Salvação em sua casa?
Há lugar para o Cordeiro Jesus Cristo em sua casa?
Ele está batendo à porta de seu coração.
Se você ouvir a sua voz e abrir a porta Ele entrará;
Sim; A Salvação de Deus que Simeão viu, entrará em sua casa. (Leia Lucas 2:25-35; Lucas 19:1-10).

Quem deu crédito?

Lamentavelmente hoje em dia, ainda há os que não entenderam e não receberam a obra consumada no calvário na carne do Filho de Deus Jesus Cristo e continuam somando a cada dia o cumprimento de ordenanças e regras; E com isso se apartam cada vez mais do Cordeiro Jesus Cristo a fonte de Água Viva e se fazem abomináveis aos olhos do Senhor, com seus tradicionais trapos de imundícia.
Em suas práticas anulam para si mesmos, a justificação pela fê e as imensuráveis benesses oriundas do Filho Bendito com sua morte no calvário.


"Ó que fonte transbordante... Ele me abriu a porta e me reconciliou com seu sangue para Deus me consagrou."  Harpa Cristã  456.

Nenhum comentário: