Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Trigo e Joio. Joio ou Trigo?

Contando diversas parábolas o Senhor Jesus e Cristo de Deus, usando as figuras do trigo e do joio, do farinha e do fermento, alerta os seus discípulos as investidas do maligno contra sua igreja até o tempo da sua volta.

Nas figuras do trigo e do joio o Senhor trata do tempo da semeadura e vemos ali o inicio da Obra e Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Vemos os Filhos do reino e Filhos da Palavra de Deus a Boa e Preciosa 
A diferença no fruto.
Semente que produz filhos para a eternidade. (1 Pedro 1:23-25, Salmos 126:6).

Vemos também que como foi lá no Jardim do Éden na semeadura do joio o inimigo colocou em descredito a Palavra de Deus e acrescentou ao que Deus havia falado.

Nesse ponto muitos no primórdios da Era Cristã não se deram conta do quanto estavam se fazendo filhos do maligno quando acrescentavam ou diminuíam e manipulavam vergonhosamente as escrituras, a Palavra de Deus.

Lamentavelmente como o joio serão cortados e lançados no fogo.

Como grão de mostarda era a obra (Igreja) no seu inicio, que quando pequena mas genuína servia de alimento, todavia a pequena mostarda cresceu e se tornou numa grande arvore (Império Romano Cristão) e as todas as especies de aves se aninharam em seus ramos sujando-os com a idolatria e paganismo saindo do caminho e deixando de apresentar o Alimento Puro. (João 6; João 14)

Também o fermento que foi escondido entre as três medidas de farinha é a Igreja que era bendita e justificada pela fé, como o foi Abraão o pai da fé, deixou o que é da fé para o que é por vista dando vasto lugar às lucrativas fabricas de imagens  religiosas ditas cristãs. (Gênesis 18:6; Gálatas 3:7-9).
A massa cresceu muito pela força do império e religião estado, mas sem o Poder de Deus e loucura da pregação da Voz do que clama no deserto.

Tudo foi avisado de antemão pelo Senhor e Sumo Pastor e Dono da Igreja, que é para Ele o Sacerdócio Real, a Nação Santa e o Povo Adquirido.

Meditação em Mateus 13:24-58


A Igreja através dos séculos -

"Propôs-lhes outra parábola, dizendo:

O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.

E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe:

- Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse:
- Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse:
- Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Outra parábola lhes propôs, dizendo:
- O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.

Outra parábola lhes disse:
O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.

Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa.

E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo:
- Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes:
- O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

O Valor que temos para o comprador -
Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.

Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

E disse-lhes Jesus:
- Entendestes todas estas coisas?
Disseram-lhe eles:
- Sim, Senhor.
E ele disse-lhes:
- Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

Uma das verdades escondidas e substituída pelo fermento da idolatria -
E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali. E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam:
- De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele.
Jesus, porém, lhes disse:
- Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.


3 comentários:

Unknown disse...

O nesta parábola do joio e do trigo, prova que o Reino será na terra

Elias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elias disse...

O milênio será na terra, mas terá fim com o juizo final.
Quanto à parábola do joio e do trigo, precisamos pensar espiritualmente. Mesmo que não vendo naturalmente o espiritual como uma criança vê, só estando no visível, o mundo espiritual ao nosso redor é real, com a presença de seres espirituais tando da parte de Deus O Pai Eterno e Senhor, quanto da parte do inimigo. Anjos e demônios estão e infestam (no 2º caso) os ares as regiões celestiais.
Precisamos estar no Espírito, para ver e discernir essas coisas.