Pesquisar este blog

domingo, 11 de janeiro de 2015

A Parábola da Figueira

A figueira é a única árvore do natural que aparece no Paraíso ou Jardim do Edem. Seu significado espiritual é justiça própria, pois o homem arguido pela sua consciência contaminada procurou se esconder atrás de folhas de figueira. (Leia Gênesis 3)
Pequena flor de Mostarda.
Assim sendo, como figura, a figueira aponta para o Povo Judeu que buscou e busca uma justificação pela Lei de Moises. Todavia a Lei dada pelo Deus Todo Poderoso a Moises, a ninguém justifica. Exemplo disto é o Patriarca Abraão, Isaque, Jacó e José que foram justificados pela fé. Também Abel, Enoque e Noé foram justificados pela fé.
Até hoje Israel busca a justificação pelas obras da Lei. Mas muito em breve verão face a face aquele a quem traspassaram. Verão a Jesus Cristo o único justificador, o Cordeiro de Deus que com sua morte tira o pecado do mundo.
Havia o costume de assentar-se seguro cada um debaixo de sua figueira. "E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão." 1 Reis 4:25. "Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira." Zacarias 3:10.
O Senhor viu e chamou o discípulo Natanael quando este estava assentado debaixo de uma figueira e disse dele e disse dele: “Eis aqui um verdadeiro israelita em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.” João 1:48

“Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:32-39

Nenhum comentário: