Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

O SINAL DE NOÉ

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." Mateus 24:37-39

Protótipo simulado da Arca de Noé


Os dias de Noé -

Afirma-nos a Palavra de Deus que os fatos que aconteceram no passado e que estão nas escrituras, são para aviso nosso para quem é chegado o tempo do fim (1ª Corintios 10:1-6). Os dias de Noé foram dias especiais na história da humanidade, pois naqueles dias Deus exerceu juízo sobre a terra cujas características não eram diferentes de hoje. "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra." Gênesis 6:11-12.


Os dias Atuais -

Em nossos dias a palavras violência e corrupção são muito comuns, pois os homens amantes de si mesmos se esquecem que são seres responsáveis, uma alma vivente, para a qual se reserva a eternidade no Céu ou no Inferno, conforme nos ensina e afirma a Palavra de Deus (Lucas 16:19-31) e, cometem violência, matam, extorquem, exploram e pisam no próximo, se animalizam cometendo loucuras, desonrando seus corpos, violentando crianças, enganando e sendo enganados, tudo por amor ao dinheiro que é segundo as escrituras a raiz de todos os males. "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." 2ª Timóteo 2:13. "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."1ª Timóteo 6:10.
A avareza, a violência, a imoralidade, a superstição, a feitiçaria, a idolatria em seus diversos aspectos, o terrorismo, a falta de amor ao próximo, enfim, o pecado tem atingido proporções gigantescas. E tudo isso é feito em nome da conquista de direitos e de liberdade de tudo e para tudo e tendo como meta a tão sonhada harmonia global e paz mundial (Sistema POLIECORELIGIOSO). Mas, a realidade latente é que os homens estão cada vez mais oprimidos e sobrecarregados. Esquecem de onde ou “a quem pertence a vossa paz.” Lucas 19:42.
Enfim há uma expectativa de que algo está para acontecer a qualquer momento e a humanidade não está preparada e para maior desespero e desconforto vem a notícia de que o planeta terra terá sua reserva de água potável esgotada em poucos anos, enfrentamos apagões, aquecimento global, calamidades, inundações e secas, terremotos, maremotos, ruptura da camada de ozônio, doenças, pestes, pragas, drogas, silicone, trafico de drogas e de órgãos e etc.
Num esforço conjunto os governos lutam (defendendo cada um os seus interesses) contra dura realidade, mas o que vemos é que a cada dia as coisas ficam piores. Vemos se cumprindo as Palavras do Senhor Jesus “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." Mateus 24:35.

A Origem do Mal -

Sobre as conseqüências do pecado na vida do homem, podemos ver "Mas os ímpios não têm paz, diz o Senhor." Isaías 48:22. "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." Romanos 1:22-27. "Eis que a mão do Senhor não está encolhida... mas, os vossos pecados fazem separação..." Isaías 59:1-3. De maneira que seria uma hipocrisia muito grande dizer que está tudo bem com o mundo, pois “A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna." Isaías 24:4-6.
Vestígios da Arca no Ararat

Contrariando a toda lógica humana -

Pois bem, voltemos a Noé, pregoeiro da justiça. A Escritura diz que Noé andava com Deus e que achou graça aos olhos de Deus e por esta razão foi preservado e livre do juízo que veio sobre a terra. Enquanto os racionalistas, religiosos, místicos de sua época, caminhavam em uma direção seguindo seus pensamentos, filosofias e tradições, Noé, deixando os seus próprios pensamentos, caminhava em outra direção ouvindo tão somente a Palavra do Senhor. O Senhor falou-lhe que iria mandar um dilúvio de águas sobre a terra e que era para ele fazer uma grande arca dentro de medidas e materiais específicos. Gênesis 6:13-22. A madeira seria golfer (cipreste), uma madeira leve e que aos olhos dos contemporâneos de Noé, não prestava para nada, pois não era madeira de lei. Contrariando toda a lógica e razão, Noé em obediência à palavra de Deus dispunha de todos os seus bens para adquirir cipreste para a construção da arca, bom como pregos e outros materiais necessários. Aqui me lembra o Senhor falando em parábola sobre o homem que encontrou um tesouro (figura para a Palavra de Deus) escondeu-o em um campo, foi vendeu tudo que tinha e comprou aquele campo por causa do tesouro. Mateus 13:44.

Criticado mas convicto - 

Vestígios da Arca no Ararat
Noé certamente foi criticado por seus familiares e amigos e inimigos contemporâneos, que diziam que ele estava louco e desperdiçando todos os seus bens em troca de uma madeira imprestável, além de estar perdendo o melhor de sua vida envolvido em uma construção que perdurou por 120 anos. Mas para Noé, o que importava era o que Deus havia falado. Ele conhecia a Deus e andava com Deus. A religião de Noé era inadequada, irracional para o mundo que perecia e para ele não importava o que os grandes sábios da terra falavam, mas sim o que Deus havia falado. Pedro diria mais tarde: "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." Atos 5:29. Pouco a pouco a arca ia sendo edificada e Noé, sempre testemunhado, falando, pregando, mandando e-mails e anunciando que o Senhor ia trazer juízo sobre a terra e que os homens deviam se arrepender de suas feitiçarias, suas abomináveis idolatrias, seus pecados e se converterem a Deus, o Senhor. Muitos escarneciam e zombavam e até perseguiam o patriarca Noé. Tolos.
"O pensamento do tolo é pecado, e abominável aos homens é o escarnecedor." Provérbios 24:9
"O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio." Provérbios 12:15
"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos." Romanos 1:22
"Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles." Jeremias 10:8
Hoje a situação é a mesma, pois a igreja comprometida com a Palavra de Deus tem anunciado a salvação eterna que está ao alcance de todo homem, unicamente pela graça, por meio da fé, sem as obras da lei. Homens estes que arrependidos se entregam e invocam ao Senhor Jesus em seus corações, confessando a ELE os seus pecados e recebendo a dádiva instantânea do perdão e a adoção de filhos de Deus, no seu sangue. João 1:12. "Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." 2ª Corintios 5:19.

Sua vida está em jogo para a eternidade -

Talvez você ache um absurdo a idéia de deixar tudo (tradições, filosofias, misticismo, etc.) para se tornar herdeiro com Abraão, pela fé. Gálatas 3:7 e 9. Mas, isso também aconteceu com os contemporâneos de Noé, pois havia muitos religiosos e religiões naquela época, mas o que importava era entrar na arca crendo na Palavra de Deus. Não adianta ao homem ter uma religião cheia de muitas coisas mas que é anti-palavra, anti-verbo, anti-cristo, pois Ele Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra de Deus, (“Aquele que me ama guarda a minha palavra..." João 14:23 -24), se o que está em jogo é a sua salvação eterna e você não está preparado pois, a salvação, a vida eterna está condicionada pelo próprio Deus a ouvir e guardar a sua palavra no coração, sem acrescentar ou diminuir coisa alguma dela. Apocalipse 22:18-19.
Não há arranjos ou improvisos que possam justificar ou livrar o homem da condenação eterna quando ele não aceita a provisão de Deus, a justiça de Deus consumada em seu Filho Unigênito Jesus contra o pecado. Não há como escapar "Como escaparemos..." Hebreus 2:3. Só o sacrifício de Jesus na cruz (o Cordeiro de Deus tirando o pecado do mundo), limpa e purifica o pecador de uma vez por todas “ Se andarmos na luz... e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." 1ª João 1:7.
Disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Romanos 10:9-10


Fonte: Biblia
Fotos de vestígios da Arca de Noé obtidas do Site:

Nenhum comentário: