Pesquisar este blog

domingo, 13 de julho de 2014

Limpos pela Palavra

"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." João 15:3

Recentemente meditando no texto de João capítulo 13, tive a atenção voltada para alguns aspectos profundos ali revelados.
Lago


1) O Senhor Jesus sabia que as Escrituras se cumpririam em sua vida "sabendo Jesus que já era chegada a sua hora...". Ensina que havia saído de Deus e ia para Deus apos consumar a obre redentora no calvário.

2) O Senhor Jesus amou os seus discípulos e os trata como seu particular tesouro, separado das multidões. Eles estavam no mundo mas não eram do mundo. "como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim."

3) O diabo plantou no solo fértil e corrupto do coração de Judas Iscariotes a sua semente destruidora. A Judas Iscariotes não interessava um Messias que morreria como Cordeiro de Deus tirando o pecado; A ele interessava um Messias politico e que o tornasse rico.

4) O Senhor Jesus num gesto natural e destituído de falsas moralidades ficou nu e cingindo-se de uma toalha, humildemente pós-se a lavar os pés de seus discípulos em uma bacia com água. 

Do cerimonial de "lavar os pés"

1) O gesto exterior de lavar os pés somente o Filho de Deus podia fazê-lo, pois simultaneamente àquele ato, a Sua Palavra tornava limpo o interior dos discípulos que lhe davam ouvidos.
Pedro contesta a ação do Senhor e Mestre; Se exclui de entre seus irmãos e ao invés de aceitar ser lavado por Deus queria lavar a Deus e quase perde sua benção.

Para Judas Iscariotes que também teve seus pés lavados pelo Senhor, não importava mais o que vinha do Filho de Deus e Senhor. Seu destino já havia sido traçado por ele próprio, e por seu corrupto coração já havia se feito filho do diabo.

Concluindo:

A religião de aparência e de cerimoniais mesmo diante de preciosas  verdades reveladas ficou apenas com o gesto exterior do lavar os pés e nada querem em verdade com aquele que lava o interior e nos torna santos. Enquanto praticam o ritual do lavar os pés das pessoas com uma água de bacia, sujam -lhes os olhos, as mentes e os corações com abomináveis idolatrias, mentiras e prostituições. E no fim "beatificam" e tornam santos aqueles que nunca foram lavados pela Palavra de Deus que é viva e eficaz. (João 17:17)

A igreja do Senhor Jesus Cristo e Cordeiro Salvador, está no mundo mas não é do mundo. Ela não ficou emperrada no ritual do lavar os pés. Ela está na revelação da Palavra "vós já estais limpos..."; E assim com a Palavra e segundo as escrituras leva a luz do evangelho para os olhos, limpando mentes e corações e tornando santos a todos aqueles que creem em Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo sem precisar de luz de velas e nem de purgatório.
"Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.

E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,
Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros." João 13:1-14

Nenhum comentário: