Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Jesus Cristo cumpriu a Lei, SIM.

Jesus Cristo cumpriu a Lei de Moises, SIM

("Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5:17; Marcos 1:44; Lucas 5:14) 
O Senhor Jesus Cristo cumpriu toda a Lei.
Ordenou a um leproso curado a proceder segundo o rito da lei para servir de exemplo. (leia Mateus 8) O seu posicionamento foi contra a hipocrisia e a aparência dos fariseus e chamou-os de sepulcros caiados.

A LEI dada como AIO.


"De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." Gálatas 3:24-25
A Lei foi dada por Deus através de Moises, não para que o homem a cumprisse (ninguém conseguiria cumpri-la). Se quebrasse um só aspecto da Lei era culpado de toda a lei).
A lei como "aio", a Perfeita Lei de Deus, impossível de ser cumprida pelo homem... empurrou o homem durante séculos.
Veja que os sinceros e sábios, mesmo no tempo da Lei, apelavam para a misericórdia e graça do Senhor.
"Os céus manifestam a glória de Deus."
"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias." Salmos 51:1  (Leia Salmos 130). 
"A Lei é boa eu é que não presto", disse Paulo).

Assim a lei como "aio", empurrou o homem até Jesus Cristo o Cordeiro e este cumpriu toda a Lei: "está consumado", por isto não estamos mais debaixo da lei, mas debaixo da graça; E os que hoje ainda insistem em "cumprir a lei" (me engana) estão separados de Cristo. (Gálatas 5:4).

O dizimo não é da Lei de Moises.

O dizimo é da fé e pela fé. 
O Senhor disse:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." Mateus 23:23

O próprio Senhor Jesus Cristo, recebeu dízimos de Abraão, o Pai da Fé. "Sem fé é impossível..." Veja:
"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo..." Gênesis 14:18-20; Hebreus capítulos de 5 a 7.

"Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive." Hebreus 7:4-8

Nenhum comentário: