“De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” Atos 2:41
Certa ocasião um da multidão perguntou ao Senhor Jesus se eram poucos os que haviam de salvar-se, ao que Jesus respondeu dizendo que os que desejassem a salvação deveriam porfiar por entrar pela porta estreita e adverte que muitos procurariam entrar e não poderiam onde entendemos que tem que haver esforço por parte daquele que deseja ser salvo.
O fato alguns procurar entrar pela porta estreita e não conseguir é porque primeiro tem que encontrá-la e ela não está em meia altura. Quem trabalha na meia altura é Satanás e no fim desce para as profundezas. A porta estreita está no pó da humilhação. Jesus deixou a sua glória e foi humilhado até a morte – pó, nos deixando o exemplo maior de humilhação e obediência.
Só existe duas maneiras de o homem ir ao pó. Primeiro e naturalmente é pela morte, como diz as Escrituras, e, segundo é por ouvir de bom grado a Palavra de Deus e se humilhar diante D’Ele. No primeiro caso vira comida de Satanás e no segundo deixa de ser comida de Satanás e passa a ser o barro (pó - terra e água – Palavra de Deus), nas mãos do Oleiro Jesus Cristo que faz novas todas as coisas.
Há justa igualdade do Semeador nos diferentes tipos de terra, a diferença é que uns ouviram de bom grado, se converteram e foram curados e os outros com coração endurecido não compreenderam, ouviram de mal grado, se fizeram de cegos e não se converteram para serem curados.
Lucas 13:23,24 - “E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” (grifo nosso)
Mateus 7:13,14 - “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (grifo nosso)
Mateus 13:10-15 – “E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.” (grifo nosso)
"Como guardaste a palavra da minha paciência (perseverança), também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." Apocalipse 3:10
Nenhum comentário:
Postar um comentário