Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

As Setenta Semanas de Daniel - Parte 4

 - Israel e as Guerras -

"Porque se a sua rejeição e a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão senão a vida dentre os mortos”. Romanos 10:15.

 

ISRAEL

Israel é o relógio de Deus para o povo de Deus, que nos mostra a "que horas estamos da noite." Isaías 21:11–12. A Bíblia nos ensina que o Povo Judeu entrou em uma maldição quando na crucificação do Senhor Jesus Cristo os seus líderes assumiram a culpa pela sua morte e disseram a Pilatos, "que o sangue dele caia sobre nós e nossos filhos." (Aproximadamente anos 30 DC).

A maldição não demorou muito, pois já no ano 70, Jerusalém então sob o domínio do Império Romano, foi invadida e queimada pelo General Tito e o sangue dos sacerdotes corria pelas portas do templo. E na visão de Roma, os Judeus foram espalhados sobre toda a terra como uma semente maldita. E a sociedade mundial, voluntária ou involuntariamente, herdou um sentimento antissemita que influenciou culturas. Vemos o caso da palavra "judiar", que não se trata de um verbo, mas sim, o agir como um judeu, ou, fazendo mal a alguém. Durante esses dois mil anos muita coisa aconteceu e grande foi a investida de Satanás para destruir o povo Judeu. Vale mencionar a ação das Cruzadas para “libertação da terra santa”, cujo objetivo da parte de Roma, não era outro senão o aniquilamento e a destruição  do povo Judeu. Vale lembrar que o imperador Adriano mudou o nome das terras de Israel para Palestina, e, ainda intentou mudar o nome de Jerusalém, para desarraigar por completo com a memória judaica. E tudo isso foi feito na permissão de Deus, o Deus de Israel, o SENHOR.

Quando lemos Romanos capítulo 11, entendemos que "a rejeição do povo Judeu se deu em parte até a plenitude dos gentios seja alcançada." (A Igreja entra pela Porta da Graça - Rejeição temporária dos Judeus e admissão eterna da Igreja). Já por volta do ano de 1900, os Judeus começaram a retornar à sua terra mesmo sobre intensa perseguição. As guerras mundiais, o centro delas foi o povo de Israel. Na primeira guerra, libertação da dita palestina do domínio turco e o chamado para os Israelitas voltarem para casa. (Declaração de Balfour). Em Isaías 43 lemos sobre o retorno do povo judeu a sua terra.

Durante a segunda guerra mundial que terminou em 1945, o endemoniado Hitler (o quase Anticristo) intentou destruir por completo o povo Judeu. As vítimas do holocausto fato conhecido por todo o mundo chegam ao número terrível de seis milhões de judeus mortos / assassinados antes e durante a guerra nos campos de concentração. Mas aquele que elegeu a Israel por amor ao seu Nome e também por amor ao seu amigo Abraão, não muda, não falha em suas promessas. “Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei. Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor”. Isaías 54:7-8.

 

O Milagre Aconteceu – O Nascimento de Israel

Isaías deixou registrado no capítulo 66:8-9. “Poderia nascer uma terra e nação num só dia?” Precisamente no dia 14 de maio de 1948, três anos depois do holocausto, numa reunião solene da ONU era fundado o Estado de Israel, ocasião em que o primeiro Primeiro-ministro de Israel Ben Gurion, disse ao mundo: “Hoje nasce o Estado de Israel”. Glória a Deus. Louvado seja o Nome do Senhor, o Deus de Israel. Aleluia!

A ONU criou o Estado de Israel, mas a luta continuou e três dias depois Israel já estava em guerra, sendo atacado por diversos países (Árabes e Egípcios). Israel rechaça o ataque e contra ataca conquistando e aumentando o seu território dado pela ONU em mais 50%. Sucessivamente Israel foi atacado e sempre derrotando seus agressores. Isaías 54:16-17.

Em 1967, em 1973, após ser atacado dominou e conquistou parando apenas por respeito a ONU que interviu na região do Canal de Suez.

Agora em Gaza. Gaza, Ascalão e Asdode o litoral do Mar Grande. Sugiro ler Zacarias 9, e Daniel 11:21 ao 45, com atenção especial para o verso 45.

O ódio contra Israel continua e agora o mundo se prepara para a chegada do Anticristo e Israel tem sido envolvido com enganosas promessas de paz e segurança. “Pois que quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida e de modo nenhum escaparão”. 1 Tessalonicenses 5:3.

É chegado o tempo para Israel é chegado o tempo da aflição de Jacó. Os sinais estão se cumprindo, para todo lado calamidades. A terra cambaleia. Isaías 24:20 (Leia todo o capítulo). A Igreja do Senhor Jesus, remidos de todas as nações, povos e línguas, será arrebatada da terra para encontrar o Senhor nos ares, acima das nuvens e somente assim o Anticristo terá o seu caminho liberado para assumir o governo mundial, conforme está escrito: “E agora vós já sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo a quem o Senhor desfará com o assopro da sua boca e aniquilará pelo resplendor da sua vinda...”. 2 Tessalonicenses 2:6-8 (Leia todo o capitulo 2).

Observe o que está revelado de modo literal no texto a seguir: “E ouvi uma grande voz no céu que dizia: Agora é chegada a Salvação e a força e o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo; porque já ao acusador de nossos irmãos é derrubado o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo Sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Pelo que vos alegrai ó céus e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vós e tem grande ira sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:10-12.

Num raciocínio lógico, hoje os servos de Deus em Cristo Jesus, falhos e imperfeitos são acusados constantemente diante de Deus por satanás. O próximo ato no cumprimento da palavra profética será o arrebatamento da igreja para o encontro glorioso com o Amado Salvador Jesus acima das nuvens; eis a causa do júbilo “E ouvi uma grande voz no céu que dizia: Agora é chegada a Salvação e a força e o reino do nosso Deus e o poder do seu Cristo... Pelo que vos alegrai ó céus e vós que neles habitais.” 

Logicamente enquanto a igreja / remidos do Senhor, sobem para o encontro acima das nuvens, o Acusador / Satanás é derrubado para a terra (a trajetória de quem é derrubado é para baixo e a de quem é elevado é para cima). Glória a Jesus. Eis a causa do ai e da lamentação para os que habitam na terra e no mar. “Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vós e tem grande ira sabendo que já tem pouco tempo”. O fato de restar pouco tempo para o diabo é que as Bodas do Cordeiro têm a duração de sete anos, após o que o Senhor o Rei da Glória, desce à terra, em Jerusalém, em defesa de Israel, com grande poder e glória e todo o olho o verá, quando o diabo é preso por mil anos. Confira Apocalipse 20. Entendemos que os termos “terra e mar” aqui empregados, estão relacionados a Israel (terra) e as outras nações (mar).

A nação de Israel cansada dos conflitos e sedenta de paz está sendo envolvida pelas falsas promessas e acordos de paz com seus vizinhos, entregando territórios conquistados nas sucessivas guerras que enfrentou e vale lembrar sempre se defendendo. Na realidade, o desejo de seus vizinhos é destruir o Estado de Israel, exterminá-lo e tomar posse de suas terras. A grande disputa por Jerusalém é profética. Mas acontece que aquelas terras foram dadas a Israel pelo próprio Deus Todo-Poderoso, criador do Céu e da terra em promessa feita ao Patriarca Abraão quando este avançado em idade e nem ainda tinha filhos. “Sendo, pois Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. E porei a minha aliança entre mim e ti e te multiplicarei grandississimamente. E te darei a ti e a tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus”. Gênesis 17:1-2 e 8. “Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates”. Gênesis 15:18. Leia também Gênesis 12:7; 13:14-18.